05/11/2008

fsm 2009

O convite abaixo foi enviado pelo professor Helder Gomes, e trata de um encontro preparatório para o Fórum Social Mundial, a realizar-se em janeiro de 2008, em Belém. O que chama a atenção no encontro é o espaço dedicado à discussão da crise econômica global.

São urgentes e benvindas essas iniciativas que partem dos movimentos sociais, visando discutir a atual crise, numa clara percepção de que os seus abalos serão sentidos de forma muito profunda nas estruturas do capitalismo atual.

Além disso, a crise diz respeito tanto aos governantes quanto à sociedade civil, e não somente em relação às suas conseqüências econômicas, mas, também e principalmente, em relação às possibilidades de transformações sociais e políticas, através de propostas e soluções alternativas, que respondam a um provável esgotamento do atual modelo econômico. Trata-se de demonstração de lucidez e de senso de oportunidade, visto que é preciso estarmos atentos, prontos para oferecer alternativas mais humanizadoras e menos irracionais.

A esse respeito, aliás, cerca de 550 organizações sociais de 88 países tomaram posição sobre a reunião do G-20, marcada para 15 de Novembro para debater a crise financeira mundial.Esse movimento propõe uma conferência internacional convocada pelas Nações Unidas, mas não o G20, reivindicando uma resposta verdadeiramente mundial a esta crise e apresentam princípios para isso acontecer.

Trata-se declaração de cidadãos, movimentos sociais e organizações não-governamentais de apoio a um programa transitório de transformação económica radical.
Nascida de discussões entre associações presentes no Fórum dos Povos Ásia-Europa, realizado em Pequim em Outubro de 2008, nela foi feita “uma avaliação das implicações da crise económica mundial e da oportunidade que ela nos oferece para trazer para a praça pública algumas das alternativas, viáveis e motivadoras, nas quais muitos de nós temos vindo a trabalhar há décadas.”
A relação completa das entidades que assinam a Declaração pode ser encontrada na seguinte página: http://www.choike.org/bw2/listado.php

Abaixo o convite enviado por Helder Gomes:
Rumo à Belém

FSM 2009

Pauta 1 - Debate
A Natureza da Crise Econômica Mundial
O papel dos movimentos populares
Reinaldo Carcanholo e Helder Gomes

Pauta 2

Organização da Delegação Capixaba para o FSM 2009

Quinta-Feira - 06/11 - 18h30min

Conexões de Saberes
Centro de Vivência da UFES

Nenhum comentário:

Postar um comentário