31/03/2009

rebelião na Grécia, março (II)


(divulgado pela agência de notícias anarquistas – ana)

Belo exemplo grego que deveria ser seguido. Populares com marretas, picaretas, britadeiras, pás, e muitos sonhos, ocupam um estacionamento, destroem o asfalto, plantam árvores e transformam o lugar em parque público.

Durante todo o dia de sábado (07 de março), a Assembléia Popular de Exarchia ocupou um grande estacionamento próximo de onde morreu Alexis Grigoropoulos, para recuperar este espaço “cinza e asfaltado” da cidade e exigir sua transformação num parque. Na ação, os ocupantes, crianças, idosos, adolescentes, adultos, homens, mulheres, organizaram no local comidas coletivas, com vinho e danças.

Também foram feitas oficinas e, literalmente, os populares, com diversos utensílios, quebraram o asfalto do lugar aonde foram plantados pinhos e oliveiras. No período da noite, um grande quadro presenteado à insurgência grega pelos Zapatistas de Chiapas foi colocado na parede do edifício na frente do lugar do assassinato de Alexis, já tomado com centenas de cartas e uma placa de mármore posta pela família do jovem libertário. O dia foi encerrado com um grande concerto ao ar livre.

Já no dia anterior, sexta-feira (6), à noite, a três meses do assassinato de Alexis Grigoropoulos pelas mãos de agentes da polícia grega armados, manifestantes se reuniram no lugar de seu assassinato para um ato público. O quartel das Brigadas Antidistúrbios foi atacada com coquetéis molotov, e, em seguida, se deu fortes confrontos de rua com a polícia e manifestantes durante toda noite e madrugada.

Sulco fundo de arado.
A terra aberta ferida
Eis a vida.

Eunice Arruda

veja ainda:

Nenhum comentário:

Postar um comentário