28/04/2009

rebelião na Grécia, abril (III)

Basílica de São Marcos, em Iráklios, ocupada pelos inurgentes gregos no final de março

Abaixo, mais notícias sobre as ações rebeldes na Grécia, que continuam firmes e fortes. É interessante notar a extrema lucidez e clareza revolucionária dos insurgentes, que escolhem como alvo instituições e poderosos símbolos do Estado e do poder capitalista: bancos, câmeras de vigilância, forças policiais, caixas eletrônicos, sedes de partidos políticos tanto de direita quanto de esquerda, empresas de telefonia, concessionárias de automóvel.

Os libertários de todo o mundo devem exultar ao imaginar essa festiva mas implacável revolta dos gregos, num ousado movimento de resgate do homem, da vida e do mundo, das garras de uma engrenagem que, já tendo cumprido o seu papel histórico, precisa ser combatida com urgência, e superada de forma radical, sob o risco de permanecer como uma aberração a nos governar de forma estúpida e desumana.
E é gratificante constatar que essas iniciativas surgem logo no país que está na raiz mesma da civilização ocidental, com tudo o que essa civilização carrega de grandeza e miséria, de fascínio e de opressão.

Oxalá, essas ações libertárias que se irradiam da Grécia sejam sinais de bom augúrio, a inaugurar uma nova era para a humanidade, da mesma forma que, há cerca de 2.500 anos, brotou de lá uma contribuição fundamental para os caminhos do homem no mundo, através da poesia, do teatro, da arte em geral, da política e, claro, da Filosofia.

Afinal, mesmo que a Filosofia tenha fornecido o principal suporte intelctual para o projeto de conquista e dominação levado a cabo pelo Ocidente, isso não quer dizer que essa tenha sido a sua principal ou última contribuição; com certeza o seu vasto e inigualável patrimônio intelectual ainda continuará a alimentar, com riqueza e lucidez, as novas jornadas que aguardam a humanidade - mas agora uma contribuição renovada, que certamente saberá levar em conta a presença das outras formas de conhecimento e vivência, tais como a literatura, a poesia e as artes em geral - tanto eruditas quanto populares -, a religiosidade, as visões de mundo e ‘sabedorias’ orientais, africanas e ameríndias.

Avante, libertários gregos!


As fotos e o texto abaixo foram extraídos e traduzidos do blogue grécia libertária
Sábado, 25 de Abril
A altas horas da madrugada, um grupo de pessoas atacou com coquetéis molotov a uma patrulha antidistúrbios na Praça Kánigo, no centro de Atenas.No mesmo dIa, foi totalmente destruído o local do partido Nova Democracia (governo atual), no bairro de Kipséli.

Domingo 29 de março de 2009
Atenas:
Uns sete polícias, enquanto estavam fazendo patrulha pelo centro de Atenas, receberam o ataque de uns 50 anarquistas. Um polícia resultou ferido e foi levado ao hospital, enquanto o mesmo grupo seguiu destroçando a fachada do Banco Nacional, na rua Eólu.

Sábado 28 de março
Bairro de Gkísi (Atenas): Manifestação de centenas de vizinhos de Gkízi contra as antenas de telefonia móvel, tendo como resultado a "desativação" de una antena da companhia Cosmote.

Cidade de Sérres: Ataque ao Banco Nacional. Caixa automático queimado e a entrada do banco destruída.
Cidade de Tesalónica: Nos dias 23 e 25 de março, se realizaram ataques a várias sedes de partidos políticos que provocaram grandes danos materiais. Mais especificamente, as sedes de: Nova Democracia, do PASOK, do K.K.E (Partido Comunista), SYRIZA (coalizão de esquerda e LAOS (extrema direita).

A uma da madrugada, umas 15 pessoas atacaram a concessionária da Jaguar no bairro Ateniense de Jalándri, com coquetéis molotov. Quatro carros resultaram totalmente queimados e vários "sofreram" danos materiais. Em Tesalónica, o grupo atacou o Banco Millennium, com coquetéis molotov.

Cidade de Iráklio (Creta): Foi ocupada a Basílica de São Marcos, no centro de Iráklio, para alojar as jornadas solidárias da Assembléia de Insurgentes de Iráklio.

Outras ações da rebelião na Grécia, essas ocorridas ainda em janeiro

2 comentários:

  1. da mesma forma vejo essas ações gregas - desobediência civil na sua mais pura definição - eis aí anarquistas organizados a desmentir o mito de que anarquia é falta de organizaçõao e falta de objetivos. Um não maiúsculo à opressão mercadológica da indústria e do comércio! Parafraseando Charles Chaplin - não sois máquina! homem é que sois. Minha esperança se reascende com eles e com pessoas como você que não se calam.

    ResponderExcluir
  2. Chris

    Valeu pelos comentários. São esses encontros e reconhecimentos mútuos que nos animam a prosseguir nesta difícil mas fundamental tarefa de manter um espaço independente. Fico também satisfeito que você tenha se manifestado como seguidora do Desvelar, e por estar divulgando o mesmo nos seus blogues. Gostei do seu blogue , coloquei-o na seção ‘pontes várias’.

    ResponderExcluir