19/05/2009

terra sem mal

'Terra sem mal' é uma peça teatral escrita e dirigida por Waldo Motta. A estréia acontecerá no dia 23 de maio, às 19:00 h, em Vitória, no Centro Cultural Majestic (Rua Dionisio Rosendo, 99, Centro, 3222.5984).

Pelo que se deduz das palavras do próprio Waldo, este trabalho é de certa forma uma síntese de toda a sua trajetória de poeta. Nele estão fundidos a abordagem homoerótica, os elementos indígenas, a abertura para o místico e o transcendente, a temática social e política e, claro, tudo sacudido pelo desbunde e irreverência que vem sendo cada vez mais a marca de Waldo Motta - o que não quer dizer que a sua poesia tenha perdido algo de sua qualidade, com aquela mistura de rigor, inventividade, erudição e conhecimento do ofício.

Aliás, a propósito de sua poesia, já publiquei aqui no DESVELAR, em janeiro, um breve comentário.
Já a respeito da estréia de 'Terra sem mal', o site Overmundo publicou dois artigos, sendo o primeiro deles, de Fernando Gasparini, bastante elucidativo tanto a respeito da peça quanto da poesia de Waldo Motta. Seguem os dois endereços:

Trechos extraídos do material de divulgação da peça:

"A partir da mitologia dos índios brasileiros, e outras referências, oscilando entre o épico e o místico, o sério e o cômico, a peça Terra sem mal é um exemplo de teatro alegórico. (...) a peça satiriza, em clima de festa, rave, carnaval e ópera, a busca infrutífera do paraíso, em todos os tempos e lugares, e sugere onde se pode encontrar o objeto de tão apaixonado desejo: a zona proibida do corpo".

"Híbrido de poesia, teatro e romance, entre outras coisas, Terra sem mal pode ser entendido como um transgênero literário, numa linha estética transformista, plasmado em um estilo travesti, em que exploro a teatralidade da fala poética. Enquanto dramaturgia, lembra um auto medieval, uma paródia dos mistérios, uma crítica à moralidade dominante, uma farsa que pretende desmascarar as enganações santarronas."

"Como romance, inspira-se nas formas simples, populares: fábula, mito, lenda, literatura de cordel, romanceiro, rapsódia etc. Compêndio de filosofia selvagem. Festim antropofágico. Gozação patafísica. Matemática simbólica. Fórmulas e teoremas da alegria. Caminhos da utopia, do paraíso. "

"Para os índios brasileiros, a Terra sem mal é um lugar acessível, concreto, alcançável pelos seres humanos, nesta vida, neste mundo. Corresponde à terra sagrada, ou paraíso, de outros povos. Em hebraico e latim, desde os tempos antigos, o conceito de sagrado define um objeto, ser ou lugar isolado, proibido, intocável, proscrito, vergonhoso, infame e, também, indizível, indiscutível e inefável. Enfim, algo interditado ao povo pelas elites religiosas, econômicas, políticas."

Mais informações: Waldo Motta (8841.7348 / 3056.0024), Willian Berger (williambergere@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário