19/09/2010

ato contra o golpismo - a batalha de 2010 (4)

Mais dois emocionantes capítulos da série "A batalha de 2010". 
O primeiro, e que vai logo abaixo, é uma convocação para um ato contra o golpismo midiático e em defesa democracia e do respeito ao processo eleitoral de outubro próximo.

É uma inciativa do Centro de Estudos Barão de Itararé, refletindo uma mais que oportuna reação de partidos, entidades e blogueiros progressistas frente a eses excessos desesperados e descarados da mídia e da oposição retrógrada.

Oposição que, ao que tudo indica, irá encolher consideravelmente nessas eleições; não que a oposição de centro e de direita vá acabar no Brasil, mas finalmente poderá dar o lugar de destaque a uma oposição renovada, de caráter minimamente democrático.

Aliás, se se confirmarem as suposições da última edição ( número 614) de Carta Capital, em excelente matéria de capa, parece que está bem próxima essa superação da oposição golpista, udenista e sem criatividade, e parece que esse processo de superação passará por Minas e por Aécio Neves.

Mas por ora, vamos ao Ato contra o Golpismo Midiático

COMPAREÇA AO ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA!
CONTRA A BAIXARIA NAS ELEIÇÕES!
CONTRA O GOLPISMO MIDIÁTICO!

Na reta final da eleição, a campanha presidencial no Brasil enveredou por um caminho perigoso. Não se discutem mais os reais problemas do Brasil, nem os programas dos candidatos para desenvolver o país e para garantir maior justiça social. Incitada pela velha mídia, o que se nota é uma onda de baixarias, de denúncias sem provas, que insiste na “presunção da culpa”, numa afronta à Constituição que fixa a “presunção da inocência”.

Como num jogo combinado, as manchetes da velha mídia viram peças de campanha no programa de TV do candidato das forças conservadoras.
Essa manipulação grosseira objetiva castrar o voto popular, e tem como objetivo secundário deslegitimar as instituições democráticas a duras penas construídas no Brasil.

A onda de baixarias, que visa forçar a ida de José Serra ao segundo turno, tende a crescer nos últimos dias da campanha. Os boatos que circulam nas redações e nos bastidores das campanhas são preocupantes e indicam que o jogo sujo vai ganhar ainda mais peso.

Conduzida pela velha mídia, que nos últimos anos se transformou em autêntico partido político conservador, essa ofensiva antidemocrática precisa ser barrada. No comando da ofensiva estão grupos de comunicação que – pelo apoio ao golpe de 64 e à ditadura militar – já mostraram seu desapreço pela democracia.

É por isso que centrais sindicais, movimentos sociais, partidos políticos e personalidades das mais variadas origens realizarão – com apoio do movimento de blogueiros progressistas – um ato em defesa da democracia.

Participe! Vamos dar um basta às baixarias da direita!
Abaixo o golpismo midiático!
Viva a Democracia!
Data: 23 de setembro, 19 horas
• Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (Rua Rego Freitas, 530, próximo ao Metrô República, centro da capital paulista).
• Presenças confirmadas de dirigentes do PT, PCdoB, PSB, PDT, de representantes da CUT, Força Sindical, CTB, CGTB, MST e UNE e de blogueiros progressistas.

***************
O segundo acontecimento, e que vai em detalhes logo abaixo, não deixa de ser também uma convocação, feita por ninguém menos que Lula.

Talvez por estar em fim de mandato, ou talvez por finalmente perceber o perigo de manter uma postura omissa ou excessivamente conciliadora, frente à raivosa intensidade dos ataques da mídia golpísta, o fato é que Lula voltou à carga contra os excessos de alguns veículos de comunicação.

E, como sempre, ele o fez com sua peculiar e impressionente forma de comunicação. Enfatiza-se muito a capacidade que Lula tem de falar como as pessoas do povo, como se esse fosse o único fator que faz dele um líder carismático.
Na verdade, além dessa empatia na fala, Lula desenvolve raciocínos, metáforas e induções que não ficam nada a dever aos melhores oradores, jornalistas, articulistas e que cuja sutileza ou profundidade não é plenamente percebida, pelo fato de as pessoas focarem a atenção apenas no jeito de Lula falar.
Repare-se, na fala abaixo, na facilidade com que ele desmonta a hipocrisia de jornais e jornalistas que afirmam não privilegiar nenhum partido político ou candidato. Repare-se na contundência e na pertinência com que ele fala acerca dos donos de jornais. E é tudo direto, convincente, é uma impressionante, mistura de espntaneidade, sutileza, contundência e empatia.

Ressaltando que o texto foi extraído, na integra, do site Carta Maior, o qual reproduz também um trecho do jornal Estado de São Paulo.

PRESIDENTE LULA MOBILIZA 30 MIL PESSOAS EM CAMPINAS E CONVOCA A RESISTÊNCIA AO GOLPISMO MIDIÁTICO

Aspas para o discurso do Presidente:
"...Nós não vamos derrotar apenas os blocos adversários tucanos, nós vamos derrotar alguns jornais e revistas que se comportam como se fossem partido político e não têm coragem de dizer que são partido político e têm candidato...Eu estive lendo algumas revistas que vão sair essa semana, sobretudo uma que eu não sei o nome dela. Parece "óia” ... destila ódio e mentira. Ódio...Tem dia que determinados setores da imprensa brasileira chegam a ser uma vergonha. Se o dono do jornal lesse o seu jornal e o dono da revista lesse a sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste instante. E eles falam em democracia... Nós não precisamos de formadores de opinião. Nós somos a opinião pública...Eles não suportam escrever que a economia brasileira vai crescer 7% este ano, não se conformam é que um metalúrgico vai criar mais emprego que presidentes elitistas que governaram este País. Não tem nada que faça um tucano sofrer mais do que a gente provar que eles têm um bico muito grande para falar e um bico pequeno para fazer..."

Aspas para o Estadão, 17-09:
"... o Largo do Rosário, na região central de Campinas foi tomado por cerca de 30 mil pessoas... Apesar do esquema para proteger Lula, muitos prédios comerciais no entorno estavam abarrotados de curiosos nas janelas. Um limpador de janelas parou o que estava fazendo na marquise de um prédio ,ao lado do palco, quando Lula começou a discursar...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário