22/09/2010

a cidade de minas e de niemeyer - 3

hoje cidade tecnocrática, amanhã cidade das gentes...

lateral do Palácio Tiradentes, donde se pode perceber melhor a arrojada estrutura
de concreto suspenso, uma das maiores do mundo, senão a maior:
 o vão livre mede 147 metros de comprimento por 26 de largura

o  indefectivel toque futurista: o helicóptero é uma evidente necessidade
 prática  de deslocamento ágil, mas aproveita-se a necessdiade do Heliporto
 para deslumbrar  as massas com mais um fascinante símbolo de uma inexistente
 racionalidade administrativa das estruturas burguesas e capitalistas.
com direito a futurista jogo de reflexos e luzes
outra panorâmica
frase gravada no monumento, atribuída a Tancredo Neves:
 "O primeiro compromisso de Minas é com a liberdade"

*******************

hoje cidade tecnocrática, amanhã cidade das gentes... (3)

Então é isso: por mais belas, arrojadas e mesmo acolhedoras, que nos pareçam estruturas arquitetônicas como essas da da Cidade Administrativa Tancredo Neves, é o caso de se perguntar a que elas servem, ou servirão.

Na atual etapa histórica certamente que servem apenas para mascarar a decrepitude e ineficácia das atuais estruturas políticas e admnsitrativas: adornar, enfeitar, tudo isso fascina, entorpece e principalmente desvia a atenção, mascara a realidade.  
Nada como chamar Niemeyer para mascarar a inépcia do capitalismo - coitado, logo o insistente comunista Niemeyer.

Mas trabalha-se para a vitória da luta popular, na construção de relações humanas menos medrosas, burras, competitivas e cegas, e mais inteligentes, solidárias, respeitosas e transcendentes.
E no caso dessa nossa construção popular e transcendente sair vitoriosa do embate com as forças da irracionalidade e do atraso, impedindo o advento da bárbárie com cenário tecnológico e futurista, aí, sim, a bela e arrojada obra fará jus à coerência e ao engajamento daquele que a projetou, o militante e poeta da arquitetura Oscar Niemeyer.
Pois ela será ocupada e utilizada não mais como instrumento de fragmentação e manipulação, de isolamento e alienação, e sim como espaço de aproximação e reconhecimento entre pessoas, de confiança e aprendizado na difícil tarefa de administrar trabalho e a riqueza produzidos pelas cidades e comunidades.

E, nesse caso, não será apenas uma abstração retórica a inscrição presente na Cidade Administrativa, mostrada acima:

“Mineiros, o  primeiro compromisso de Minas é com a liberdade

**************
Mudando de foco.
Embora a história e o projeto político de Aécio Neves nada tenha a ver com a construção popular e trasncendente de uma nova história humana, oxalá o neto de Tancredo ao menos leve a sério a frase de seu avô, e procure de fato fazer uma oposição menos raivosa e obsoleta a um eventual governo Dilma.

Afinal, a se dar crédito às análises da penúlltima edição de Carta Capita (núemro 614), Aécio será o novo líder da oposição, e o que se espera dele é uma oposição responsável, renovada, minimamente democrática, que se afirme através de um projeto de país, e não de um mero projeto de poder, tal como esse projeto raivoso, arrogante e obsoleto da direita DEM/PSDB, e que finalmente sairá destroçado das urnas do próximo final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário