22/04/2011

vídeo: inflamatus

( oitavo movimento do stabat mater,  de Rossini)



O Stabat Mater Dolorosa é  a peça de música sacra apropriada para  ver e ouvir na Sexta-Feira da Crucificação, durante a Semana Santa dos católicos.

Stabat Mater ("Estava a mãe") corresponde às duas primeiras palavras do Hino Mariano, o qual descreve a angústia de Maria durante a Crucificação do Cristo. 
De acordo com Otto Maria Carpeaux, os cinco grandes exemplos dessa composição musical, para esse magnífico texto, foram compostos por Vivaldi, Pergolesi, Haydn, Verdi e Rossini.

Quanto ao texto propriamente dito, existem dois tipos de Stabat Mater, o Dolorosa e o Speciosa, sendo usado liturgicamente o primeiro.

O Speciosa rememora Maria junto à manjedoura, no nascimento do filho; o Dolorosa retrata o sofrimento de Maria, já presencindo a dor do filho na cruz. O Speciosa contém 13 stanza (duplas) de 6 linhas; o dolorosa, 10. O Dolorosa é o executado no mundo da Música Sacra.

A seguir, o texto correspondente ao oitavo movimento, mostrado no vídeo acima; segue-se o original em latim. 

Inflamado e elevado pelas chamas
seja defendido por ti, ó Virgem
no dia do juízo final.

Faz com que eu seja custodiado pela cruz
fortalecido pela morte de Cristo
e confortado pela graça.

Inflammatus et accensus
per te, virgo, sim defensus
in die judicii.

Fac me cruce custodiri
morte Christi praemuniri
conforverti gratia.

Noutra ocasião, postarei aqui minhas impressões de uma competente e aconchegante apresentação do Stabat Mater, que tive  a oportunidade acompanhar na Catedral de Vitória, nesta Semana  Santa.
A apresentação ficou a  cargo da Orquestra Filarmônica do Espírto Santo, com regência do maestro Modesto Flávio, acompanhado do coro da Fames - com  a presença da soprano Natércia Lopes - e do coral da CST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário