08/11/2011

movimento ocupa e usp - imagens da desocupação

As imagens não deixam dúvidas:  a desocupação da USP, por parte da PM, foi uma verdadeira operação de guerra. Sem entrar no mérito da legitimidade ou oportunidade da Ocupação da USP, fica  o registro: a crimininalização dos movimentos sociais continua em marcha.





Com certeza, essa contundência e essa prepotência e um dia irão se voltar contra as atividades e as manifestações do movimento Ocupe o mundo aqui no Brasil, à medida que as ocupações forem ganhando força e arregimentando adeptos pelo país afora, à medida em que começar a incomodar governantes e comandantes da ordem estabelecida.

Por isso é que é necessária a solidariedade dos participantes do Ocupa para com todo e qualquer movimento social que seja reprimido, de forma brutal ou excessiva, ou que seja atacado, desqualificado e distorcido pela mídia e pelas autoridades de plantão.

Aos poucos o movimento Ocupa certamente se tornará uma forte referência para lutas populares e sociais, será portanto chamado a se manifestar sobre a oportunidade e a legitimidade de diversas outras manifestações e lutas populares, será inclusive chamado a participar concretamente dessas lutas.

Enfim, aquela necessidade de integração com a tradição das lutas populares, abordada aqui e aqui, se resolverá naturalmente, em decorrência do próprio crescimento do movimento - mantendo-se, claro, a sua riqueza e ousadia, sua criatividade e singularidade. 

Afinal, como mostram as mensagens das imagens abaixo, todas as lutas populares buscam o mesmo horizonte.







E embora  o movimento Ocupa se proponha a ser pacífico, sutentável  e colaborativo, é preciso não ser ingênuo  a ponto de achar que a reação será menos brutal e impiedosa, do que geralmente o é com relação às outras lutas populares.

Portanto, é preciso não cair na armadilha de julgar que grupos mais propensos ao enfrentamento devam ser evitados, isolados - ou superados em sua forma de luta. É preciso levar em conta que, no futuro, esses grupos e movimentos podem ser importantes aliados, e que  essas formas  de luta mais  contundentes podem ser estritamente necessárias no processo de se derrubar de vez a velha ordem e de se construir um verdadeiro Pacto dos Povos no mundo. 

Assim, as imagens abaixo, que retratam um pouco da disposição dos estudantes que ocuparam a USP, não devem afastar o movimento dessas lutas, e sim lembrar o quão dura e corajosa deverá ser  a luta dos povos em sua primeira Rebelião Planetária

Aliás, no quesito contundência  e enfrentamento os participantes do Ocupa Oakland (Califórnia) deram uma amostra de até onde estão dispostos a ir, quando ocuparam e  interromperam as atividades do porto da cidade, que é o 5º maior dos Estados Unidos.





2 comentários:

  1. Explico a sistemática do Movimento Ocupa realizado no Brasil e articulado por um partido político emergente:
    Passo 1 - criação de página no Facebook e site no Wordpress
    Passo 2 - montar um acampamento inicial de militantes, alguns com máscaras
    Passo 3 - divulgar bastante nas redes sociais para tentar obter adesões
    Passo 4 - utilizar questões locais e gerais do país como forma de agregar
    Passo 5 - promover eventos e discussões, baseados na agenda do partido
    Passo 6 - criar atrito com a polícia e governo locais, como modo de obter a atenção da mídia
    Passo 7 - convocar para atos e agendas globais, mas sempre vinculadas ao local e partidário
    Passo 8 - manter a mobilização enquanto der, espalhando-a se possível para outros locais
    Passo 9 - interligar essa ocupação com a de outra cidades
    Passo 10 - dar a impressão que é tudo parte de uma 'onda planetária' espontânea
    Quem percebeu que é o PSOL que articula nacionalmente e que deverá lucrar com isso, acertou!

    ResponderExcluir
  2. Embora não se tenha como avaliar as suas afirmações, são benvindos os seus comentários.

    Apesar de meu apoio irrestrito a esses movimentos Ocupa, sempre me preocupei com a questão da espontaneidade e da real democracia desses movimentos.Exatamente por não poder participar diretamente, por não poder presenciar o que de fato ali se pratica. Moro em Vitória, não tenho como participar.

    Aliás, devo confessar que, com relação á 'condução' do movimento, percebi vagamente um pouco disso que você fala, aqui em Vitória, quando se tentou criar o movimento. Tanto que perdi bastante de meu ímpeto para particpar e divulgar o movimento.

    Mas, se há aparelhamento partidário, na sua origem ou na sua condução, penso que isso não invalida o movimento Ocupa como um todo. Se de fato corresponde à verdade de nosso tempo, com certeza ele superará essa estreiteza e esse oportunismo, e se consolidará à revelia de seus articuladores. Os próprios articuladores, mesmo obedecendo a interesses partidários, podem ter sido afetados por uma nova postura, uma nova visão de política e de mobilização popular.

    Por outro lado,se o movimento Ocupa não conseguir passar, aqui no Brasil, de uma mera atividade de lideranças já 'comprometidas' com aquilo que o Ocupa combate, então o moviemnto acabará por si próprio, a sua farsa revelará pelos eu próprio fracasso.

    De qualquer forma, penso que a tarefa, pelo menso no momento, é a de defender o movimento, confiando na superação desses oportunismos estreitos.

    ResponderExcluir