27/02/2012

elisa lucinda, carnaval, futebol capixaba e o calor absurdo...

A Escola de samba Boa Vista foi a campeã do Carnaval capixaba deste ano - em Vitória, os desfiles acontecem uma semana antes. O samba enredo da escola fazia uma homenagem à poetisa e atriz capixaba Elisa Lucinda, nascida em Cariacica, mesma cidade da Boa Vista.

Vai o poema  abaixo como uma lembrança do momento - e por ser bastante apropriado para essa época do ano. Gosto do poema pela seu indelicada postura de honestidade, pela sua rasgada afronta ao politicamente correto. Afinal, não é todo dia, nestes tempos de plástico, que vemos poemas escrachadamente relacionar judeus a calores infernais - o que imediatamente remete a campos de concentração - execrar a atmosfera da 'cidade maravilhosa', lamentar a companhia de  zé pagodinhos.

E gosto também pela sua inconformada diatribe contra a estúpida impiedade do calor que se apossa do país por essa época. E que, parece, vai se tornar cada vez mais impiedoso, onipresente e planetário ao longo das próximas décadas - será que de fato seremos todos assados e 'gratinados' aos poucos?   

au gratin

fumo um cigarro fino
como um palito
o calor do Rio é ridículo
calor de chuva enrustida
calor do céu oprimido
de inferno mar resolvido
que não sabe se queima esse cara
ou o assa ao ponto
um calor filho da puta
um calor de estufa
e eu sem nem ser judia
sofro aos pouquinhos
sofro esse zé pagodinho
ardo nesse pecado que não cometi
nesse forno onde me meti
por uma apimentada dica
de um nordestino
que me mostrou uma placa citada, tinhosa:
"CIDADE MARAVILHOSA"

Eu vim.

elisa lucinda - espírito santo
***********************
Ainda a propósito do Carnaval capixaba, talvez seja a hora de rever essa preocupação da Liga em realizar antecipadamente os desfiles de Vitória, por temer que se perca audiência por causa dos desfiles de Rio e São Paulo. Afinal os desfiles têm sido muito procurados, não falta vibração nas arquibancadas e as Escolas têm cativado o público e os seus torcedores.

E a paixão do capixaba pelo samba é autêntica, não obedece a modismos a ou a influências de televisão e  de outras mídias. Para se ter uma idéia dessa relação viva e carinhosa do capixaba com o samba autêntico e multifacetado, basta acompanhar, por exemplo, as animadas e populares apresentações de Edson Papo Furado pelos bares do Centro de Vitória, acompanhado pelo pessoal dos morros adjacentes (Fonte Grande, Piedade, Moscoso) e por muitos outros sambistas, inclusive pela promissora Fabíola Santos.

Não é uma relação alienada como no caso do futebol, na qual os capixabas parece que vibram mais do que os próprios cariocas com os grandes times do Rio de Janeiro. Nada contra, não é birra de torcedor do Galo mineiro. Ocorre que muito desse apoio e dessa vibração deveria ser dado ao próprio futebol local, que há décadas atola-se no ostracismo em termos de participação em competições de nível nacional.

E muito da cobertura e do incentivo, que  a mídia local dá ao futebol de fora, deveria ser direcionado para que os torcedores capixabas se envolvessem mais com os seus times,  com o objetivo a médio ou longo prazo de ter um ou mais times ao menos na segunda divisão do cameponato brasileiro. Enfim, a relação do capixaba com o futebol tem tudo para  ser mais autêntica,  com mais senso de identidade e  de pertencimento. Tal como ocorre com  a sua relação com o carnaval e com o samba. 
*************************
Aliás, a mídia capixaba é muitas vezes provinciana, bairrista e com complexo de inferioridade. É um tal de jornalistas, colunistas e publicitários  colocarem em jornais que as mulheres capixabas são as mais bonitas do Brasil, que as praias capixabas são as melhores que existem, e por aí afora. Como se afirmações assim pudessem ser de fato aferidas, e como se isso fosse de fato importante na vida de um povo.

Mas, pelo menos no caso do samba e do Carnaval do ES, a mídia pode e deve realmente exaltar cada vez mais,  ajudando a construir uma percepção de que o carnaval daqui pode se mostrar de igual pra igual com Rio, São Paulo, Salvador, Ouro Preto, Olinda etc.

E que venha o próximo verão, com 'gratinados', carnaval, escolas de samba, desfiles de blocos na Jerônimo Monteiro e tudo o mais ... - que venham até mesmo as onipresentes partidas do campeonato carioca pela tevê.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário