02/02/2012

mais fascismo: já é o ovo da serpente no brasil...

... e bem debaixo das 'barbas' da companheirada do PT?

Em mensagem divulgada pela Rede Alerta contra o Deserto Verde, e publicada ao final desta postagem, segue mais uma denúncia de desocupação brutal por parte das forças de repressão.

Dessa vez feita pela Polícia Federal, a mesma que prendeu, sem amndado judicial,  um professor universitário da UNIR - Universidade Federal de Rondônia, que participava de uma manifestação da categoria. Veja o vídeo abaixo:


Definitivamente, está se tornando preocupante essa rotina de brutalidade e truculência com que estão sendo tratadas as mobilizações e ações de resistência de movimentos e pessoas que tentam lutar por seus direitos e por seus princípios.
Essa espécie tolerância zero para com aquilo que não se enquadra, para com aqueles que ousam levanatr a cabeça, pode ser um perigoso passo em direção ao fascismo institucionalizado.
É realmente preocupante: afinal ao longo do 2011, e nesse breve início de 2012, foram tantas as ações repressivas despropositadas ou mesmo ilegais: em Jirau, em Vitória, na USP (duas vezes, contando o como caso doe studante negro), em Rondônia, em Pinheirinhos, no Centro de São Paulo e, agora  na Bahia - somente para citar  as que vêm de memória.

O mais preocupante é que não se pode imputar essa brutalidade e truculência apenas aos governos de partidos conservadores. Este terceiro mandato do PT porecisa estar mais atento a essas situações, para que não corra o risco de ficar na história como o Partido que - apesar de todo um histórico democrático-popular antes de chegar ao governo, e apesar de vários avanços progressistas, mesmo que não no grau desejado - permitiu que se chocasse o "ovo da serpente" do fascismo no Brasil.

Abaixo a mensagem divulgada  pela Rede Alerta. A ação da Polícia Federal em Olivença (próximo a Ilhéus) se deu nesta manhã de quarta-feira.
 ***************************
Mais uma ação violenta no Povo Tupinambá de Olivença
Estamos todos aterrorizados!!!!
Hoje em mais uma ação da Policia Federal de Reintegração de posse no Povo Tupinambá de Olivença houve grande pânico na Aldeia Tucumã na Ba 001, Acuipe de Baixo.
Os Policiais Federais chegaram fortemente armados, aterrorizando os indígenas presentes, ameaçando inclusive prender menores tupinambá.

Foram destruídas 15 casas de alvenaria, 05 casas de madeiras, e muitas Ocas de palha. Hoje são mais de 20 famílias sem terem onde morar. Crianças, anciões e grávidas que não sabem onde irão morar.

Conversei com vários indígenas que afirmam que a polícia usou de violência moral, perguntando inclusive se eles eram realmente indios, Quem são eles para dizer quem é ou não indígena?
Assunto:
URGENTE POLÍCIA FEDERAL INVADE ÁREA INDÍGENA E AGRIDE TUPINAMBÁ

HOJE QUARTA- FEIRA 1º DE FEVEREIRO, ÁS 6:00 HORAS DA MANHÃ A POLÍCIA FEDERAL INVADIU Á COMUNIDADE DO ACUÍPE DE BAIXO HÁ 30 KM DE ILHÉUS ONDE ESTAVAM VÁRIAS FAMÍLIAS EM ÁREA DE RETOMADAS, E COM TODA VIOLÊNCIA DEBAIXO DE CHUVA ENTROU NAS CASAS E TIROU A FORÇA, CRIANÇAS DE ATÉ I ANO E MEIO, ADOLESCENTES, IDOSOS ETC... E COLOCOU NO CAMBURÃO, UM DOS ÍNDIOS POR NOME DE CRISPIM E OUTRO POR NOME DE NAILTON FORAM ALGEMADOS POR QUE COMEÇARAM A TOCAR O MARAKÁ E CANTAR MÚSICAS DE RITUAL "PORANCIM" E AMEAÇARAM A PRENDER DUAS LIDERANÇAS QUE AINDA ESTÃO DENTRO ESCONDIDOS, O PROBLEMA É QUE ELES TAMBÉM JÁ DERRUBARAM ALGUMAS CASAS E LOGO VAI PRENDER MAIS PESSOAS QUE ESTÃO AINDA ESCONDIDAS.

SEGUNDO O UM DOCUMENTA QUESE A PRÓPRIA POLÍCIA TEM RELATOU QUE ESSA AÇÃO VAI SE ESTENDER A TODAS AS RETOMADAS DO LITORAL, TABA JAYRY, TUPÃ, ITAPOÃ E SYRYÍBA.

NESSE EXATO MOMENTO ALGUMAS PESSOAS ESTÃO ALOJADOS NA ESCOLA E OUTRAS ESTÃO DETIDAS DENTRO DE UMA DAS CASAS. ATÉ AGORA NENHUMA INSTITUIÇÃO CHEGOU PARA ACOMPANHAR E APOIAR, A FUNAI, CIMI, APOINME.....O ESTADO É GRAVE E A POLÍCIA SE FAZ PRESENTE COM A INTENÇÃO DE PRENDER MAIS PESSOAS E USA E ABUSA DA AUTORIDADE

ATENCIOSAMENTE

NÁDIA AKAUÃ - LIDERANÇA TUPINAMBÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário