08/03/2012

jardim tropical: passeata contra a 'celebração' da morte e da barbárie

No sábado próximo acontece uma passeata de protesto em Jardim Tropical, bairro de Serra, ES. O motivo é a polêmica morte do adolescente Andrew Henrique Barroso Santos, ocorrida em 27 de fevereiro. Policiais afirmam que o garoto foi morto em razão de estar armado e enfrentando os agentes. Já moradores, testemunhas e parentes afirmam que Andrew foi simples e friamente executado pelos policiais (detalhes aqui).  
O caso está sendo investigado, mas entidades e movimentos sociais não têm nenhuma dúvida de que foi mais um dos brutais excessos de uma polícia cada vez mais despreparada, autoritária e brutal, e isso não penas em termos do Espírito Santo, mas em nível nacional.

Aliás, um pouco desse despreparo e dessa arrogância podem ser conferidos na página Facebook da ROTAM, na qual militares, familiares destes e simpatizantes dessa espécie de 'limpeza' social manifestavam seu apoio e sua aprovação aos policiais, alguns até mesmo celebravam o ocorrido, inclusive com xingamentos e ofensas ao jovem falecido e aos ''bandidos" em geral - pelo que pesquisei, tiraram do facebook a página  ofensiva, parece que até o Ministério Público estadual está investigando; de qualquer forma é possível conferir algo das mórbidas e doentias 'celebrações' em  gazeta online.
**********************************
Na realidade, esse tipo de manifestação, como no facebook da ROTAM, pode até assustar e preocupar, mas não deve surpreender, em tempos de perda de valores e de fragmentação da vida social. Afinal, se estão confusas, assustadas ou amedrontadas, a maioria das pessoas tende a propor ou exigir soluções simplistas - mesmo que brutais e desumanas - para supostamente dar fim às contradições e conflitos sociais, brotados do atual modo de organização econômica.

E, obviamente, que para as forças que sustentam essa organização (e se beneficiam dela) é extremamente interessante que as camadas populares e médias se digladiem, se hostilizem. Isso ajuda a desviar a atenção das verdadeiras causas das contradições, opressões, violências, além de tornar os cidadãos cada vez mais apáticos com relação a outras demandas sociais tais como saúde, educação e transporte dignos.
Afinal, o que interessa em primeiro lugar é se salvar da insegurança geral, mesmo que para isso as assustadas populações tenham que apoiar brutalidades e execuções.

Ora, se isso é previsível em se tratando das pessoas em geral, o que esperar daqueles que estão diretamente envolvidos na tarefa da reprimeir resistências e descontentamentos com as scontradições do sistema? O que esperar de policiais e de seus familiares e amigos?  
A reação exibida nas páginas da ROTAM apenas escancara, mais uma vez, como as próprias forças da repressão são envolvidas no clima de insegurança geral e de barbárie, ignorada ou até emsmo estimulada pelos beneficiários do sistema - cai o mito da neutralidade das forças da 'segurança pública'.

Ainda quanto aos acontecimentos em Jardim tropical, leia  a  Nota Pública da CJP .

Sobre a passeata de sábado em Jardim Tropical, acompanhe em: http://www.facebook.com/events/186415168134964

2 comentários:

  1. Enfrente bandidos armados até os dentes e faça valer leis falidas que não geram consequências alguma a indivíduos à margem da lei...Passe 24h a bordo de uma rádio patrulha e veja se depois continuará com esse pensamento...

    ResponderExcluir
  2. O moleque era um BANDIDO.
    Carro roubado com sujeitos armados...ja diz tudo.

    ResponderExcluir