07/03/2012

manifesto: contra o 'socialismo' para poucos

O Manifesto abaixo chegou através de um leitor de Minas. Parece que está circulando na internet há certo tempo.
Não traz indicação de quais pessoas  ou entidades estão articulando essa mobilização e, o que é mais importante, muito menos explica ou propõe como se dará a continuidade dessa suposta mobilização.
Além disso, é um tanto ou quanto tosco, para um documento que se pretende apresentar como Emenda constitucional, Iniciativa de Lei Popular, ou algo assim.

Mas, com relação ao mérito, é extremamente interessante. É algo pelo qual as entidades, movimentos sociais, sindicatos, as redes sociais (e até mesmo alguns partidos de fato comprometidos comuma demcoracia real - não custa acreditar que eles ainda existem) já deveriam estar se mobilizando há muito tempo. 

Afinal, já deveria estar morta e enterrada essa aceitação do político e da política como profissão e, pior, como profissão eivada de vergonhosos privilégios, regalias, obscuridades. Essa cretinice já deveria ter acabado, o país é a 6ª economia do mundo, é governado por um partido de centro esquerda, estamos no terceiro milênio e ainda temos que engulir esse espetáculo deprimente, ofensivo, que são os políticos colocando-se acima da cidadania, acima do homem comum.

Não se trata apenas de fazer o enfrentamento contra os  políticos corruptos, incompetentes, manipulado  e manipuladores, corporativistas etc etc etc (claro, até onde é possível fazer, com realismo, esse enfrentamento nos limites da democracia formal capitalista). Trata-se de avançar para além dessa luta por partidos e políticos minimamente comprometidos com a  coisa a pública (claro, até onde se pode ter esse compromisso dentro da limitada democracia formal capitalista).

Trata-se, na verdade, de desmistificar de vez essa postura que vem lá dos tempos do Brasil colônia, que é a de ver e aceitar os  políticos, os governantes, os militares, os governantes, as polícias de todo tipo, juízes e desembargadores (mais do que todos) e uma grande parcela dos funcionários públicos como castas à parte, como cidadãos superiores aos demais, pelo simples fato de estarem a servir ao poder público, pelo simples fato de se se considerarem 'autoridades', com variavéis grau de arrogância, presunção, autoritarismo e, para usar a expressão da Dilma, com variavéis graus de 'malfeitos'.

Desse ponto de vista, a mobilização sugerida por esse Manifesto pode ir além da questão dos privilégios dos políticos, pode ser um começo dessa desmistificação das 'autoridades' deste país, e também  o começo de uma definição mais clara da postura e sdas obrigações dos servidores da coisa pública.

Afinal, se querem granjear de fato a cosnideração dos cidadãos e contribuintes, que o façam através de seu desempenho e de seu respeito à coisa pública e às pessoas.
E não através de suas patéticas, presunçosas e revoltantes posturas de arrogância e de negligência, como se vivessem num mundo à parte, como se existisse um país socialista direcionado somente para eles. Total segurança, nenhum risco de perda de emprego ou de catgos, nenhum controle popular, toda proteção das leis em termos de salários, benefícios, asssitência  e previdência. Um verdadeiro socialismo para poucos. 
Segue abaixo  o Manifesto. Quem achar pertinente, atenda às solicitações de enviar para vinte ou mais de seus contatos

**********************************       

MANIFESTO

Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte pessoas em sua lista de endereços, por sua vez, pedir a cada um daqueles a fazer o mesmo. Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma idéia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.

Lei de Reforma do Congresso de 2012 (emenda da Constituição do Brasil)

1. O congressista receberá salario somente durante o mandato. E não terá direito a aposentadoria diferenciada em decorrência do mandato.

2. O Congresso contribui para o INSS. Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. O Congressista participa dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.

3. Congressista deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

4. Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário, que será objeto de plebiscito.

5. Congressista perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro.

6. Congressista está sujeito às mesmas leis que o povo brasileiro.

7. Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira. Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de 2), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.

8. Todos os votos serão obrigatoriamente abertos, permitindo que os eleitores fiscalizem o real desempenho dos congressistas.

Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem.
A hora para esta emenda na Constituição é AGORA.


É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO. Se você concorda com o
exposto, REPASSE. Você é um dos meus + 20. Por favor, mantenha esta mensagem CIRCULANDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário