28/03/2012

o assunto chico anysio - II

Reproduzo aqui algumas mensagens de uma interessante e acirrada discussão acerca do papel do humorista Chico Anysio na televisão e  na cultura de massas. As mensagens foram postadas no 'Opiniões Cênicas', grupo de discussão aqui de Vitória, ES, e a polêmica teve início com a postagem, pelo dramaturgo Wilson Coelho, desse texto de Paulo Ghirardeli .

Seguem abaixo, então, algumas respostas, todas elas defenestrando o texto e a postura do filósofo Paulo Ghiradeli, e também  a própria atitude de Wilson, por ter aberto o debate.  Não me interessei pela discussão, até o momento em que Wilson, resistindo corajosamente aos ataques,  postou um outro texto, esse sim, mais convincente (leia aqui)  - conforme explicito em minha mensagem, dirigida há poucos instantes ao 'Opiniões...' (veja a mensagem ao final desta postagem)
***********************
Em tempo: para muitos, a transcrição dessas mensagens e do texto do aqui pode até parecer deslocada, confusa ou até mesmo enfadonha, principalmente para quem não vê muita pertinência em debater Chico Anysio. 
Pode até ser, mas o que me motivou foi também  essa amostra da interatividade e da agilidade proporcionadas pela internet - não deixa de ser um exercício interessante, divertido e diferente.
Às mensagens. O texto de Luiz Cesar, ao qual faço referência em minha mensagem,  está em outra postagem, logo abaixo desta. 
***********************

Mensagem de Waldo Motta, em 26 de março de 2012, 13:09:
Como são chatos esses filósofos, que de sabedoria nada têm, e querem ser mais reais do que o Rei, a realeza e a realidade.
 
Mensagem de Higor Campanaro, 26 de Março de 2012, 14:01
Wilson
o dono do texto tem tanto problema de estima, que sente inveja de homenagens feitas a um morto e vocifera no bloguinho dele: não ele não era bom... ele era um qualquer, alem do mais ele casou com a Zélia aquela da poupança dos anos 90, falou mal da mulher do Lula e blablabla sei la qualquer coisa. E tem a castimônia de definir aquilo que devemos achar ou não engraçado, e terminar o textinho dizendo que; quem não concordar com ele não tem inteligencia suficiente. (...) Era para rir?

De fato a globo faz a escola, porem ela pelo menos ela é pouco mais sutil e mostra umas imagem bonitas... eu nunca foi fã do Chico Anisio mas eu conheço um monte de gente que é, e já dei umas boas gargalhadas com ele. E se um sujeito debruça-se no seu computador para maldize-lo daquela maneira é porque de fato ele incomodou.
Se não valeu como humorista valeu como incomodo.

E todo o respeito as pessoas que fazem o que querem de suas vidas, e encontram espaço para realizarem seus trabalhos ainda que não sirva a ninguém.
Tem um vídeo do chico aí é só clicar e rachar o bico de tanto rir... ah isto é sugestão e não uma imposição: http://www.youtube.com/watch?v=XsW6dNs6MUI

Mensagem de Andeerson Lima, em 26 de março de 2012, 22:47:
porra!!! demoro tanto a ler os comentários daqui do opiniões e quando leio dou de cara com uma postagem ridícula dessas... Para Wilson, você é inteligente demais para mandar isso prá gente...

Mensagem de Elaine Rowena, em 27 de março de 2012, 9:49
Opiniões.....o nome já diz tudo. Opinar é saudável, fala-se o que se pensa e se quer, ouve-se muitas vezes o que não se quer. Essa discussão, quando respeitosa e sem baixarias, é salutar.
Ninguém é obrigado a pensar como o outro. Ainda bem que existem as divergências, a unanimidade, como dizia Nelson Rodrigues, é burra e incapacita o refletir.

Pois bem, Chico Anísio está morto.E gostando de sua obra ou não, de seu modo de fazer rir, tem uma história e trajetória no humor brasileiro. Mesmo os seus desafetos terão que reconhecer com muxoxos sua privilegiada inteligência, sua capacidade e carisma.
O link abaixo sobre a opinião de um filósofo, um homem( entenderam? UM) está dentro daquilo que chamamos de livre arbítrio, e do direito ( pois não estamos nem na Idade média e muito menos nos anos de chumbo da ditadura) de se manifestar que qualquer ser humano possui. Aprovar ou não as palavras deste homem é outra coisa.

Não vou usar esse espaço para atirar pedras na opinião de outrem. Falo por mim. Cresci vendo Chico Anísio, conhecendo sua obra e, principalmente através de suas entrevistas, conhecendo o rico ser humano que o mesmo foi, admirando sua mente privilegiada.
O que moveu o filósofo a escrever já é outra coisa. Pode-se falar de inveja, mesquinharia, dor de cotovelo, ressentimento e outros sentimentos menores. Mas pode-se falar simplesmente de alguém que extravasou seus pensamentos, ainda que para alguns sejam duvidosos.

A mim não afetou. Minhas opiniões cênicas são claras sobre o homem e o profissional.E concordo quando o filósofo diz que ele não foi um humorista. Foi muito mais do que isso, transcendeu: escreveu bem, compôs bem, viveu bem e cumpriu sua missão aqui nessa terrinha recheada de ressentidos que ficam na janela vendo o barco alegre passar. Mas essa é a minha Opinião cênica, não a sua que me lê nem a do outro. Então, amigo, viva e deixe viver.
Um abraço

Mensagem de Fraga Ferri, em 27 de março de 2012, 18:55:
Tenho todas as críticas à Rede Globo - como braço ideológico da ditatura e massificadora da cultura brasileira - mas nunca deixei de reconhecer o talento e capacidade inventiva de Chico Anysio.

Sou um dos que ria muito com ele e não me acho uma hiena acéfala, como afirma catergoricamente o texto do pseudo filósofo Guiraldelli, que só é reconhecido como "filósofo" por aqueles que se contentam com um título de academia.

É um texto é fraco, pretensioso, inconsistente e oportunista, que se aproveita do momento para promover acesso ao seu blog. Infelizmente caimos na armadilha e fomos levados a sua toca pouco iluminada.

Mensagem de Luiz Tadeu Teixeira, em 28 de março, 10:43:
Wilson Coelho
vc nos manda mais um texto dentre tantos os que colecionamos em nossas caixas postais. Gosto de vários, de outros nem tanto, mas desse aqui... Putz, êta visãozinha estreita! Chico Anysio era humorista e comedioante. Trabalhava com texto e com caracterização. Não acertou sempre, mas tem um legado de acertos respeitável. Compará-lo a Rafinha e outras peças descartáveis da nossa atual falta de humor é no mínimo um disparate. E o tal Luiz Carlos, que só faltou dizer que a Globe "come criancinhas", como antigamente se dizia dos comunistas, apresenta-se com um curriculo invejável ("Economista, Linguista, Mestre em Cultura, Mestre em Tecnologia (todos pela USP) e Master em Gestão Econômica de Projetos pela GV"). E eu pergunto: pra quê?
Saudações
Luiz Tadeu Teixeira

Mensagem de Roberto Soares, 28 de março, 11:42
Wilson
Com a indicação desse texto entendo que você se 'redimiu' de suas outras indicações referentes a Chico Anysio.
Esse texto do Luiz Cesar ao menos não é pedante, cansativo e enjoativo como o de Ghirardeli. E, mais importante, convence -nos de que, de fato, é importante discutir o papel de Chico Anysio no recente panorama cultural-televiso do país.

Até então, os textos aqui apresentados e outros que li (mesmo esse texto elogioso de Gilson Caroni, colunista de 'esquerda' que sempre leio em Carta Maior) davam a impressão de apenas inventar um assunto, não convenciam de que Chico Anysio tinha realmente toda essa dimensão que os articulistas tentavam nos passar - pessoalmente, nunca vi Chico Anysio como um assunto 'sério', apenas mais um inócuo e engraçado produto da Rede Bobo, embora talentoso e inventivo no seu ofício (independente do que tenha feito política e moralmente desse talento).

Já o texto de Luiz Cesar, por tratar o asunto com competência, objetividade e coerência, me convenceu de que, para o bem ou para o mal, o assunto Chico Anysio deve ser, sim, refletido. Assim, divulguei o texto no meu blog, bem como um pouco dessa interessante polêmica aqui do Opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário