21/06/2012

os fascistas se articulam

Na Venezuela e no Equador os golpistas a serviço das elites foram barrados pela reação popular e pelas pressões dos governos progressistas da região.
Em Honduras os fascistas e golpistas venceram e desalojaram do poder Manuel Zelaya, presidente legitimamnete eleito pelo voto popular.
Agora, é contra o povo e o governo do Paraguai a nova  tentativa de golpe branco, mascarado de institicionalidade. 
Embora pareça inócua, a ampla divulgação das reais causas da tentativa de impeachment de Fernando Lugo pode contribuir, e muito, para deter essa iniciativa dos fascistas, que estão sempre à espreita na América Latina.

Lugo sob ameaça de golpe no Paraguai
Gilberto Maringoni, em carta maior
 
A Câmara paraguaia, dominado pelos partidos de direita, abriu processo de impeachment nesta quinta-feira (21) contra o presidente Fernando Lugo. Senado agora também discutirá a medida. Trata-se de um eufemismo para golpe de Estado, segundo analistas consultados por Carta Maior.

Não é a primeira vez que setores dos grandes proprietários de terra aliados de setores empresariais tentam interromper a vida democrática do país vizinho. À diferença de outras situações ao longo do século XX é que a ação atual recobre-se de uma fachada legal.
 
O pretexto é que Lugo teria sido negligente na resolução de conflitos agrários, como o ocorrido há uma semana em Curuguaty, próximo a fronteira com o Brasil. Na ocasião morreram nove camponses e seis policiais.

Por "negligência" entenda-se as tentativas do mandatário de resolver os problemas com negociação e não através de violência pura que caracteriza historicamente a resolução de conflitos sociais no país.

Os presidentes da Unasul, reunidos no Rio de Janeiro, colocam-se frontalmente contra o golpe. A situação em Assunção é de calma aparente. Manifestações populares de apoio começam a acontecer na capital. Em pronunciamento feito nesta manhã e transmitido pela tevê paraguaia, Lugo descartou a possibilidade de renúncia.

**************
Na segunda-feira, 18, Carta Maior já antecipava essa tentativa de golpe: Latifundiários brasiguaios querem derrubar Lugo"

Leia também:  Legalização de um golpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário