22/12/2012

será que o pt vai mesmo surpreender?

Interessante: no dia seguinte à publicação neste blog da postagem abaixo, na qual Gilberto Maringoni trata com precisão das limitações e contradições do PT, e três dias depois da fala de Lula, propondo uma retomada das ruas, eis que Zé Dirceu elabora um diagnóstico preciso, cortante, da realidade contraditória e vivida pelo PT, mas realidade provocada e cultivada pelas próprias cúpulas do PT, da qual Zé Dirceu é  talvez  a figura mais proeminente.

Neste momento apreensivo, em que a esquerda latinoamericana vê com esperançosa expectativa os desdobramentos da provável sucessaõ de Chávez no coamdo da ousada revolução bolivariana da Venezuela, tomara que, aqui no Brasil,  a lucidez de Zé Dirceu se traduza em atos concretos de resgate das propostas originais e ousadas do PT de antes de 2002, tomara que ainda haja tempo de a militância e os quadros do PT ainda surpreendeerem e efetivarem a sua própria superação.
Senão teremos que atravessar um longo poríodo de reinvenção da esquerda brasileira, de recriação de um partido efetivamente combativo, popular e orgânico., tal como foi o PT até a eleição de 89. 
Confira abaixo as falas de Zé Dirceu e Lula - a íntegra do texto está em Carta Maior:


LULA E DIRCEU: AS RUAS E A LUTA PELA HEGEMONIA

Lula:"No ano que vem, para alegria de muitos e tristeza de poucos, voltarei a andar por este país. Vou andar pelo Brasil porque temos ainda muita coisa para fazer, temos de ajudar a presidenta Dilma e trabalhar com os setores progressistas da sociedade" (Lula, na posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, nesta 4ª feira, 19-12). Dirceu: "O PT falhou ao não estimular, nos últimos anos, uma "comunicação e uma cultura" de esquerda no país. Até nos Estados Unidos tem isso, jornais de esquerda, teatro de esquerda, cinema de esquerda. É uma esquerda diferente, deles, mas que é totalmente contra a direita. Aqui no Brasil não temos nada disso.A classe média está vivendo num paraíso, e isso graças ao Lula. Mas, ao mesmo tempo, está sendo cooptada por valores conservadores. Já disse a Lula que o jogo pode virar fácil. Nós [PT] não temos a maioria, a esquerda ganha eleição no Brasil com 54% dos votos"(José Dirceu;Folha de S Paulo; 22-12-2012)