18/03/2013

fardas e batinas

A barbárie aconteceu na Argentina,  aconteceu no Brasil, aconteceu em tantos lugares da América Latina...
E  a Igreja Católica sempre esteve presente nesses países e nesses acontecimentos, de um lado ou de outro...

Por isso é importante relembrar, neste momento histórico em que um cardeal latinoamericano foi eleito papa... Com ele a Igreja irá se redimir de seus erros, com ele a Igreja irá ajudar a Latinoamérica, a Europa, o próprio mundo, enfim ajudará de fato o homem  a superar suas limitações e contradições, enquanto criatura ainda distante de se tornar de fato o "sal da terra", "luz do mundo" ?

Abaixo, um trecho de Carta Maior, relembrando:

"Na 6ª feira, dois dias depois, como relata o correspondente de Carta Maior, Eduardo Febbro, direto do Vaticano, o porta-voz da Santa Sé reclamou do que classificaria como ‘acusações caluniosas e difamatórias’ envolvendo o passado do Sumo Pontífice.

Em seguida atribui-as a ‘elementos da esquerda anticlerical’.
Alvo: o ‘Página 12’ .
Com ele, seu diretor, o jornalista Horácio Verbitsky, autor de um livro sobre o as suspeitas que ensombrecem a trajetória do cardeal Jorge Mário Bergoglio, durante a ditadura argentina.
A cúpula da Igreja acerta ao qualificar o ‘Página 12’ como ‘de esquerda’ – algo que ostenta e do qual se orgulha praticando um jornalismo analítico, crítico, ancorado em fatos.

Mas erra esfericamente ao espetá-lo como ‘anticlerical’.
O destaque que o jornal dispensa ao tema dos direitos humanos não se restringe ao caso Bergoglio."

Leia na íntegra