19/01/2009

Oficina Poiesis

A Oficina Poiesis aconteceu no segundo semestre de 2008, em Vitória. Foi ministrada pelo poeta Waldo Motta, patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, dentro do projeto Circuito Cultural.
No fechamento da Oficina tivemos, também em Vitória, no dia 24/10/2008, um encontro entre poetas capixabas e poetas/editores de São Paulo. O encontro, chamado de Poesia ao Vivo, contou com a participação deste que edita este blog, de Marcos Tavares, Fabrício Noronha, George Saraiva, Tatiana Briosch, Franklin Neto e Fábio Freire e também dos atores William Berger, Cristina Garcia e Alan, que leram criações dos poetas acima citados.
Quanto aos convidados de São Paulo: Massao Ohno, Ronald Polito e Celso de Alencar.
Houve também a apresentação de um trecho da peça "Terra sem mal", baseada no poema alegórico de mesmo nome, de Waldo Motta. Fechando a noite, a banda Sol na Garganta do Futuro apresentou o seu repertório, que funde música e poesia, tendo à frente o vocalista e poeta Fabrício Noronha.
A Oficina Poiesis deverá acontecer novamente ano, bem como o Poesia ao Vivo. Na verdade, a Oficina pretende constituir-se como movimento, promovendo não só a integração entre poetas e público, mas também entre poesia, música e teatro, tendo como elemento de ligação exatamente a palavra poética - escrita, falada, teatralizada, visualizada.
Trata-se de inciativa que, entre outros objetivos, visa resgatar uma poesia que se volte para a vivência de seu próprio tempo e para as pessoas desse tempo, evitando-se uma fala cerebral, abstrata, evitando fazer da poesia mero jogo verbal ou mero roteiro para labirintos existenciais e narcisistas, excessivamente desfocados das contradições e das perplexidades, dos desamparos e das resistências de todos nós, nesse tempo que já é quase barbárie mas também promessa de outro mundo possível.
O blog DESVELAR, no intuito de contribuir para a divulgação da poesia feita e vivida no Espírito Santo, vem publicando, dentro do possível, trabalhos dos poetas participantes da Oficina Poiesis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário