31/03/2009

ashaninkas e franceses: celebração da diferença

Ainda a música: foi bonito de se ver uma apresentação que o cantor Leoni fez na França, ao lado de membros dos Ashaninkas, tribo indígena do Amazonas. Trechos da apresentação foram exibidas pela TV Brasil, no dia 29/03, domingo à noite. Junto com os Ashaninkas e Leoni, apresentava-se também um quarteto de música erudita, parece que também da França, o Quarteto Alhambra.
O que se viu foi um despretensioso mas vibrante congraçamento entre culturas diferentes. Encontro feito de respeito e reconhecimento de parte a parte, sem a preocupação com discurso e gestos políticos ou ecológicos, deixando a música e a arte falarem. Não que arte tenha o condão de fazer sumir, como num passe de mágica, os conflitos, ou os ajustes que deveriam ser feitos entre o primeiro e os outros mundos.
Mas a atmosfera de celebração das diferenças dispensava confrontos explícitos ou sugeridos. A platéia de europeus visivelmente se encantava, numa admiração equilibrada, sem expressões ou manifestações de paternalismos. Não havia aquele ar de filhos de uma civilização superior a dar o seu apoio formal e os seus educados aplausos aos singulares representantes de um qualquer canto exótico do planeta. O que havia era realmente admiração, reconhecimento entre iguais, iguais na capacidade produzir arte, magia, iguais na necessidade de serem acolhidos, de se acolherem.

Algo bem diferente de nossas elites - e da ampla parcela de nossa classe média que vive, ou imagina viver, segundo os padrões dessa mesma elite - que têm como hábito de elegância e de bom tom desprezar o que há de riqueza cultural no seu próprio. Isso, claro, supondo que conheçam o que há no meio do seu próprio povo. Isso, claro, supondo que se sintam como parte de um povo, qualquer que seja ele. Mas tudo isso não tem muita importância, afinal as práticas e os valores esquizofrênicos dessa elite e dessa classe média despersonalizada não contarão muito no novo mundo que se prepara.
Roberto Soares Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário