10/03/2009

iara e a arca da filosofia

O blogue repassa abaixo material de divulgação encaminhado por Maurício Abdala, professor de Filosofia da UFES, a propósito do lançamento de seu romance infanto-juvenil “Iara e a Arca da Filosofia”. Abdalla tem um longo histórico de participação em movimentos sociais e populares, como palestrante e ativista. Já publicou também “O Princípio da Cooperação”, no qual coloca a exigência de um novo paradigma, de um novo sentido para a marcha do homem no mundo, a saber, o sentido da cooperação e da reverência, tanto na relação do homem com o mundo, quanto na relação com os outros, em substituição ao princípio da conquista, da hostilidade ou da indiferença.

Numa visão marxista, ou do socialismo dito científico, pareceria simplesmente utópico e ingênuo querer “decretar” a mudança de postura do homem em relação ao mundo e a si próprio, sem pretender mudar antes as estruturas econômicas e sociais. Afinal, o comportamento individual está submetido aos costumes e práticas, aos valores e visões que ele encontra ao vir ao mundo. Seria uma visão idealista, não dialética, pretender que a vontade ou a idéia determine o real.Com certeza, não há como se opor à visão dialética do mundo e da história, nem é essa a pretensão de Abdalla; muito pelo contrário.

Mas há uma contribuição a se extrair da leitura de “O Princípio...” . Na verdade, a obra segue a linha de pensamento que tenta avançar para além de um marxismo que, em certa medida, reproduz o paradigma do capitalismo. Ou seja, um marxismo que tem uma visão de mundo produtivista, que considera o infinito progresso material o motor da própria história. Como se a transformação das estruturas sociais somente pudesse se dar através de mais e mais progresso material, com mais e mais agressão ao mundo físico que nos rodeia, e mais e mais restrição à riqueza espiritual e existencial que se habita em nós todos. Como se, sem usar as mesmas armas do capitalismo, o pensamento e a prática que propõem a transformação não tivessem mais como atrair seguidores, ou não tivessem mais o que propor.

Porém, sem negar, de forma alguma, a necessidade de enfrentamento das obsoletas estruturas capitalistas, neste ponto é o caso de se perguntar se não há algo em comum por trás do próprio capitalismo e do próprio socialismo, que seria o paradigma da agressão, do domínio obsessivo sobre o real. E talvez entender que a melhor forma de o socialismo transformador superar o capitalismo agonizante seja negar esse sedutor e arrogante paradigma do capitalismo, pensar e propor uma nova motivação para o estar-no-mundo do homem, um sentido novo, que não seja apenas o conquista pela conquista, e sim o da cooperação e do respeito ao mundo e ao outro e, porque não, o sentido do reverência ao mistério das coisas do cosmos e do tempo. Afinal, não fomos forjados para sermos apenas testemunhas de nós próprios e da história, há outras dimensões das quais devemos cuidar, às quais devemos desvelos.

‘O Princípio da Cooperação’ tenta dar a sua contribuição exatamente na construção desse novo processo de transformação do homem e da história.Mas voltando ao convite, com “Iara...” Maurício Abdala aventura-se agora no terreno da ficção, sem abandonar o fundo filosófico. Seguem o convite e o texto de divulgação enviados pelo autor.

Caros amigos
Quero compartilhar com vocês a alegria do lançamento de meu novo livro, Iara e a Arca da Filosofia, da editora Mercuryo Jovem. Trata-se de um romance infanto-juvenil sobre filosofia, escrito também para adultos que não perderam o espírito de aventura e fantasia.O preço nas livrarias é de R$ 32, 00. Pedidos direto na editora pelo endereço: mercuryojovem@mercurio.com.br. Espero que curtam e ajudem na divulgação. Abaixo, envio a apresentação e a imagem da capa.
Um abraço
Maurício Abdalla

Imagine que, num dia comum, um estranho animalzinho saia da tela da televisão e convide você para uma aventura que marcará para sempre sua vida. Imagine que as coisas de seu mundo e a sua vida adquiram um outro sentido e você se encontre, de repente, desafiado a enfrentar enigmas e a mostrar toda a coragem e a sabedoria que nem sequer imaginava que possuía.Como você se sentiria ao encontrar-se em um universo habitado por criaturas engraçadas, inteligentes, com poderes mágicos e com o destino do mundo nas mãos?

A aventura de Iara e seu encontro com a misteriosa Arca da Filosofia irá conduzir você e seus amigos a esse mundo fantástico, em que lêmures, corujas, cães, galinhas e pavões são os protagonistas. Ao mesmo tempo em que desvenda mistérios, decifra enigmas e enfrenta desafios, Iara descobre o que se esconde por trás das aparências e, assim, começa a entender o mundo da filosofia. Ao se conscientizar de que tudo que a rodeia é carregado de significados e de histórias, a garota entende por que o estranho animalzinho entrou em sua vida, convidando-a para a maior, a mais bela e a mais profunda viagem de sua existência. (Texto do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário