13/01/2011

vídeo: mercedes sosa - razón de vivir

Mais um magnífico momento da cultura de nossa latinoamárica: Mercedes Sosa interpretando, junto com  León Gieco e Victor Heredia, a tocante e poética canção de autoria desse último. Não resisiti e fiz uma tradução livre da letra original, tomando algumas liberdades com o fito de reforçar  a sua poesia.

Como é gratificante lembrarmo-nos da existência de momentos assim, nesses tempos de atentados fascistóides, de lastimáveis e nauseantes BBBs e de patéticos endeusamentos aos ronaldinhos da vida.

Mas um dia esse valoroso povo de latinoamérica e de todo o planeta  há de se reencontrar, e se livrar das garras dessa venenosa e desumanizada sociedade de controle, essa  decrépita mas eficientíssima tábua de salvação do decadente sistema capitalista.



razão de viver
victor heredia
(tradução livre: roberto soares)

Para decidir se eu sigo colocando
Este sangue em terra
Este coração que bate seu remendo
de sol e trevas.

Para continuar andando ao sol
Por esses desertos
Para lembrar que estou vivo
No meio de tantos mortos

Para decidir
Para continuar
Para lembrar
Eu só preciso de você aqui
Com seus claros olhos

Ai! fogueira de amor e mestre
Razão de viver de minha vida

Para aliviar o pesado fardo
desses nossos dias
Essa solidão que todos somos
Ilhas perdidas

Para perder esse sentimento
De te perder todo
Para procurar por onde seguir
E escolher o caminho

Para aliviar
Para perder
Para procurar e escolher
Eu só preciso de você aqui
Com seus claros olhos

Ai! Fogueira de amor e mestre
Razão de viver a minha vida

Para combinar a beleza e a luz
Sem perder a lucidez
Para estar contigo sem perder o anjo
Da nostalgia

Para descobrir que a vida vai
Sem nos pedir nada
E compreender que tudo é lindo
E não custa nada

Para combinar
Para estar com você
Para descobrir e compreender
Eu só preciso de você aqui
Com seus claros olhos

Ai! Fogueira de amor e mestre
Razão de viver a minha vida


razón de vivir
victor heredia

Para decidir si sigo poniendo
Esta sangre en tierra
Este corazon que bate su parche
Sol y tinieblas.

Para continuar caminando al sol
Por estos desiertos
Para recalcar que estoy vivo
En medio de tantos muertos

Para decidir
Para continuar
Para recalcar y considerar
Solo me hace falta que estes aqui
Con tus ojos claros

Ay! fogata de amor y guia
Razon de vivir mi vida
Para aligerar este duro peso
De nuestros dias
Esta soledad que llevamos todos
Islas perdidas

Para descartar esta sensacion
De perderlo todo
Para analizar por donde seguir
Y elegir el modo

Para aligerar
Para descartar
Para analizar y considerar
Solo me hace falta que estes aqui
Con tus ojos claros

Ay! fogata de amor y guia
Razon de vivir mi vida

Para combinar lo bello y la luz
Sin perder distancia
Para estar con vos sin perder el angel
De la nostalgia

Para descubrir que la vida va
Sin pedirnos nada
Y considerar que todo es hermoso
Y no cuesta nada

Para combinar
Para estar con vos
Para descubrir y considerar
Solo me hace falta que estes aqui
Con tus ojos claros.

Ay! fogata de amor y guia
Razon de vivir mi vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário