27/09/2011

rumo ao colapso do ocidente e à transcendência

Os textos abaixo, embora com atraso de alguns dias, merecem uma leitura e uma reflexão cuidadosas. Afinal, mais do que um sintoma do emaranhado econômico e social que vai imoblizando lenta e inexoravelnte o capitalismo, a tragédia da Grécia na verdade ilustra e antecipa a situação de caos que aos poucos irá se espraiar pelo mundo afora, ao longo dos próximos meses, anos ou décadas.
   
E em meio à perplexidade, ao desamparo e à confusão, em meio a tantas e vindas - crises, rebeliões, recessão, desemprego - em meio a tantos destinos atropelados pela voracidade de um sistema cada vez mais desumano e ineficiente, em meio a tudo isso, povos e pessoas devem se agarrar a uma só certeza: aproxima-se inevitável e irresistivelmente o momento de provocar o colapso do Capitalismo e do Ocidente.

Não há mais ilusões, não mais justificativas para a inação, ou para uma ação obsoleta, que se baseie na idéia de que teremos tempo para soluções intermediárias, paliativas. Não há mais como esperar a vitória da humanidade sobre a bárbarie, se povos e pessoas ainda continuarem acreditando na possibilidade de revoluções e transformações feitas dentro do sistema, feitas sob adminsitração de suas leis, parlamentos e governos.

Não há mais tempo para tais processos, geralmente lentos e negociados. A dialética que se impõe agora é outra, é a do enfrentamento total, global mundial, contra o sistema e em toda sua inteireza. As propostas e projetos de mudanças feitas pela esquerda institucional, embora ainda sejam válidas e necessárias até momento de se iniciar a construção do Colapso do Ocidente, desmoronarão como um castelo de areia, tanto quanto as estruturas arcaicas e burras do sistema capitalista.
****************
Certamente que muita água ainda irá correr debaixo da ponte, ou melhor, muito sangue ainda correr nas ruas, muito desespero e muita perplexidade ainda será vivido pelas massas, até que os povos e pessoas tenham consciência de suas tarefas históricas e de suas possibilidades, iniciando-se, então, a construção do colapso do Ocidente a imposição, aos comandantes do mundo, do Pacto dos Povos.

Mas, apesar de não sabermos quanto tempo ainda demorará o início desse processo dialético, o que importa é que ele é inevitável, tornando-se de cada dia mais possível e necessário. Na verdade, um único fator talvez venha, não impedir, não evitar, mas quem sabe atrasar consideravelemnte o surgimento do Pacto dos Povos e o seu desdobramento na história. Trata-se daquela que, certamente, será a única e última tentativa dos atuais comandantes do mundo para tentar manter a ordem capitalista: a criação de uma ditadura planetária, global, uma ditadura disfarçada, sedutora.

Um totalitarismo mundial, construído simultaneamente por vários governos (BRICS também?) e que saberá ser ao mesmo tempo light, sedutor, mascarando-se em tecnologias, shoppings, consumismo exacerbado robotizado e, principalmente em mídias mentirosas e safadas, e também saberá ser um totalitarismo brutal, pesado, quando assim for necessário, através de guerras, violência e insegurança nas ruas, através de instabilidades políticas e econômicas. Alguém ainda duvida que esse totalitarismo mundial, tecnicista e sedutor já está a caminho, já está está em nossas vidas e cidades?

Por isso é cada vez mais urgente que povos e pessoas não mais vejam o revolucionário momento histórico com lentes obsoletas, ou limitadas. Quanto mais tempo povos e pessoas demorarem a compreender a sua situação no mundo, mais sofrimento desnecessário vivenciarão, e mais tempo demorarão para exercer a sua tarefa na história, agora uma tarefa revolucionária não apenas em termos políticos e econômicos, mas também numa dimensão transcendente e até mesmo cósmica.
****************
Afinal, transformar o mundo, e construir um modo decente e superior de convivência entre os homens, é uma tarefa que transcende em muito uma mera postura política ou econômica; é uma forma de se realizar como testemunha e agente de algo maior, algo cósmico, que não interessa aqui denominar ou definir o que seja, mas que com certeza pede, solicita, espera que seres com consciência, tais como nós, contribuam para a construção, a evolução e o gradual desvelar desse algo maior e indefinido; enfim, a tarefa do humano não se esgota na sua própria evolução e aprendizagem,  mas na construção e reverência do próprio Real, Cosmos, Deus, Mistério - fica a critério de cada um nominar.       

E, como já explicitado aqui, este blog tem como tarefa maior dar a sua modesta contribuição na construção de uma Consciência Planetária, de uma visão e uma ação ao memso tempo revolucionárias e transcendentes, pois parece cada vez mais evidente que somente  a ação política - por mais combativa, transformadora e lúcida que seja - não dará cabo, sozinha, da imensa tarefa de derrotar a bárbarie que nos espreita. A ação política há que se superar e caminhar em direção a postura mais rica e abrangente, menos limitadora e menos institucional.

Felizmente, parece que as rebeliões populares que explodem no mundo estão começando  caminhar na  direção dessa superação da ação política limitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário