27/09/2011

sintomas do colapso: a tragédia dos gregos

Dois textos de Carta Maior, que retratam um pouco do complexo momento que vivemos. Embora a publicação seja um pouco tardia, valem como complementação ao texto acima.

GRÉCIA: SEMANA DE DECISÕES ‘HERÓICAS'
Até o final de setembro, as ruínas da Antiguidade talvez despontem como a última dimensão intacta da sociedade grega. A esperança de que os ministros das finanças do euro, reunidos na Polônia neste fim de semana, pudessem redefinir a estratégia de socorro às economias falidas da UE esfumou-se. Em rota de colisão com os apelos do próprio emissário de Obama ao encontro, Timothy Geithner, que pediu a inversão da ênfase em cortes para um programa emergencial de incentivos, a ortodoxia personificada em Angela Merkel reafirmou a doutrina da purgação: os que precisam de ajuda terão que extraí-la de seu próprio metabolismo exaurido. Aportes de recursos prometidos pelo acordo de resgate de 160 bi de euros assinado com Atenas em 21 de julho somente desembarcarão nos cofres gregos mediante exudações adicionais de sangue, suor e lágrimas. E isso terá que acontecer nos próximos dias. Ou horas. A pressão do calendário apertou o passo. O Estado grego já não tem mais dinheiro para pagar salários e aposentadorias. O PIB anualizado cravou uma queda superior a 7% n 2º trimestre; há 3 anos a economia grega encontra-se em recessão e caminha para um novo mergulho em 2012. O desemprego oficial tangencia os 17%. O número de suicídios saltou 40% desde o início da crise. Cidadãos desesperados se imolam em praça pública ateando fogo ao próprio corpo. A Roche suspendeu a entrega de medicamentos para tratamento de câncer aos hospitais. Motivo: falta de pagamentos. É sobre essa montanha desordenada de desespero e falência branca que a cegueira ortodoxa exige um novo degrau de cortes e renúncias. Não há qualquer remoto vestígio de racionalidade ou coerência macroeconômica nisso. Estamos no terreno das trevas, diria Maria da Conceição Tavares,ali onde a ganancia se sustenta exclusivamente pela coerção e o aniquilamento. E Papandreu sinaliza sua adesão ao butim. Depois de atear fogo ao próprio corpo, o que mais resta à sociedade grega senão ir às ruas e reassumir o controle do seu próprio destino? (Carta Maior, 2ª feira,19/09/ 2011)

BOLSAS DO MUNDO JOGAM A TOALHA E PRECIFICAM A RECESSÃO
**clima de pânico toma conta dos mercados financeiros na Europa** açoes de bancos queimam nas mãos dos investidores que aceleram as vendas** desânimo com inércia dos governos que não conseguem coordenar medidas anticrise e risco encadeado de um calote da Grécia disparam ordens de vendas de ações de bancos e indústrias** mais de 20 instituições bancárias do euro já perderam a metade de seu valor de mercado este ano** busca de proteção no dólar e nos papéis do Tesouro norte-americano gera fuga maciça de capitais ** movimento global atinge também o Brasil, antes afogado em tsunami de dólares** cotação da moeda norte-americana dispara nesta 5ª feira** dólar valoriza quase 18% este mês** economistas já advertem para a necessidade de centralizar o câmbio e proteger o país do ajuste selvagem no cenário internacional (Carta Maior, 5ª feira, 22/09/ 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário