31/03/2009

o twitter: o modismo e a arma política


Num artigo postado por Carlos Castilho, em 24/3/2009, o “Observatório da Imprensa” aborda o fenômeno do Twitter, ferramenta de comunicação virtual. Além de elaborar uma concisa mas ilustrativa descrição das potencialidades do Twitter, o autor sugere que, nas suas abordagens, a imprensa fique mais alerta para as possibilidades de sua utilização política, ao invés de mero modismo, sugere que a mídia vá além de “um expediente editorial que visa apenas estar na onda, e que impressiona mais os que estão fora da Web do que os usuários da rede.”.
Como se sabe, e como o próprio nome indica, o “Observatório” foca a atuação dos veículos de comunicação em relação aos mais diversos assuntos. Mesmo para quem já conhece o programa homônimo da TV Brasil, apresentado por Alberto Dines às terças-feiras, vale a pena conhecer o site, e o artigo do Carlos Castilho pode ser uma boa porta de entrada: A imprensa celebra o fenômeno Twitter mas esquece outras aplicações do programa
O texto também vale pela lembrança de que a rede - e qualquer ferramenta a ela ligada - pode e deve servir também como instrumento de transformação social, seja qual for a orientação e as ‘atitudes’ que mídias e mercados tentem impor aos usuários dessas ferramentas, que vão surgindo por obra e graça da engenhosidade de indivíduos e povos, e não por uma suposta, inquestionável e ‘mágica’ eficiência de mercados e corporações.

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