08/12/2011

rufam os tambores de guerra?

A se levar em conta os sinais mostrados abaixo, parece cada vez mais inevitável que a insanidade capitalista vá lançar de seu último recurso: a guerra planetária. Afinal, um ataque  - efetivado pela OTAN, por Israel, pelos EUA, pela Europa, enfim, pelos  prepotentess de sempre - ao Irá e à Síria Irã terá consequências imprevisíveis na geopolítia mundial, em termos de resposta da China, da Rússia e até mesmo dos demais países do BRICS e de seus potenciais aliados.
Certamente que  não será a mesma coisa que invadir, desestabilizar ou dominar países como  o Iraque, o Afeganistão, a Líbia, a Colômbia... . Mas talvez seja exatamente eese o plano: uma reação seguida de um conflito de grandes proporções.

Infelizmente, os movimentos, povos e pessoas, que vêm tentando resistir e se levantar contra essa ordem estúpida, obsoleta e agonizante, têm que estar preparados para essa última tentativa dos comandantes do sistema: envolver grande parte dos povos numa guerra planetária, para depois poderem  continuar exercendo o poder, mesmo que num mundo em ruínas. Aliás, um mundo em ruínas, gerará emprego, crescimento da indústria, do comércio, etc, etc.
Enfim, a guerra permitindo  que a engrenagem volte a funcionar novamente, com os mesmos fundamentos  oportunistas, mas cada vez mais estúpidos e ultrapassados.   

E para quem acha paranóia, ou teoria da conspiração, a possibilidade de se promover intencionalmente uma guerra -  como última saída para impasses políticos e econômicos em escala global - existem inúmeras e lúcidas análises sobre como a organização capitalista funciona de fato, nos momentos em que suas contradiçoes afloram de maneira extrema.
Uma ótima indicação de como essa ordem funciona são os dois primeiros capítulos do Guia de Orientação ao Ativista, disponível no site do instigante Movimento Zeitgeist, do qual falarei mais detalhadamente, em ocasião oportuna. 

Por ora, dois textos:  Pentágono e Otan x BRICS e uma chamada publicada hoje em Carta Maior: 

 *queda de avião norte-americano não tripulado no Irã, semana passada, reforça indícios de que a guerra dos EUA e aliados contra o país já começou**outros sinais listados pelo jornal El Pais: explosão de unidade da guarda iraniana em novembro, causando a morte do general Moqaddam, principal impulsionador do programa nuclear iraniano** explosão de planta de conversão de urânio na semana passada, em Isfahán**assassinado do físico nuclear Dariouh Rezaie, em julho** assassinado do cientista Majid Shariari e atentado contra o físico Fereydoon Abbasi, em dezembro de 2010** Carta Maior, 08/12/2011


Também vale  a pena dar uma olhada em Crise na zona euro..., que, ao tratar da tensa reunião da União Européia nesta semana, mostra a complexidade das contradições da ordem capitalista, sugerindo inclusive um princípio de confronto entre EUA e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário