15/05/2012

esquecer jamais: levante popular e a comissão da verdade

O Levante Popular da Juventude é um movimento ligado ao Projeto Popular - saiba mais aqui . Sua recentes  ações  e mobilizações têm começado a chamar a atenção, principalmente da chamada mídia alternativa - como se pode ver em algumas matérias de Carta Maior.
Essas recentes ações estão voltadas para a polêmica questão do resgate da verdade sobre  as mortes,  torturas, arbítrios, insanidades e crueldades praticadas pelos doentios agentes da repressão durante o malfadado regime militar.

Aqui se pode ver o que foi o Segundo Esculacho do Levante, realizado na última segunda feira - os Esculachos contra a Tortura são uma série de mobilizações contra torturadores e agentes da repressão da ditadura militar por diversos estados do Brasil. Geralmente os ativistas do Levante se manifestam em frente a locais onde comprovadamente aconteceram torturas, violências diversas e mortes de militantes que lutavam contra a ditadura, ou então em frente a residências  e locais de trabalho daqueles torturadores que estão vivos e impunes.

A foto abaixo ilustra uma dessas ações aqui no Espírito Santo, realizada durante o primeiro esculacho, no princípio de maio.


Essa mobilização, dos jovens ligados ao combativo Projeto Popular, é extremamamente benvinda, num momento em que finalmente o governo Dilma instalou efetivamente a Comissão da Verdade, que irá apurar os crimes ocorridos durante a ditadura. 
É importante que seja feita essa mobilização perante a sociedade civil, pos sabe-se que, na sua tarefa de esclarecer em definitivo a verdade sobre a ditadura,  a Comissão da Verdade terá pela frente muitos obstáculos, pressões e mesmo ameaças.

Para que os seus membros, e o próprio governo Dilma, não recuem, e nem compactuem com uma versão parcial, conciuliadora, dos fatos, é preciso que de fato haja essa consciência popular, esse testemunho da sociedade civil, que por certo dará o suporte popular necessário para a Comissão e para a presidente Dilma - que como todos sabemos tem um interesse especial, e de forma alguam revanchista, em possibiliatar esse acerto de contas (também de forma alguma revanchista) do Brasil consigo mesmo. 
E com certeza as ações do Levante Popular estão começando a despertar essa consciência popular, essa apoio da sociedade civil para que seja, de uma vez por todas, resgatada a verdade sobre o período 1964-1985. 

Um resgate da memória que tem sido, aliás, feito com coragem e lucidez pelo povo e pelo governo de nossa vizinha Argentina. A propósito, acerca das pressões e embates próprios desse dífícil resgate, segue abaixo vínculo pra uma entrevista, exatamante com um jornalista argentino:

Também de Carta Maior, uma matéria sobre o esculacho dessa segunda feira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário