07/02/2021

úmidos contrastes - 01

Depois de tantos e tórridos dias, um verdadeiro prêmio a espessa e ininterrupta chuva deste domingo. Não resisti e fui vagar sob as águas,  pelas ruas do centro de Vitória, assim que a chuva amainou um pouco. Aproveitei e levei a câmera -  há muito não fotografava.
Tive o meu dia e a minha hora, no Parque Moscoso. Fui atraído por delicados contrastes entre os entes. Em primeiro, entre  as próprias águas. 



Esse pequeno canal , que quase sempre quase seco, hoje estava obviamente volumoso, encorpado.  E, coisa que nunca tinha reparado, particularmente avermelhado-amarronzado. A forte coloração certamente foi em razão de uma pequena e próxima área nua, sem cimento e sem gramado, cuja argila deve ter sido fortemente carregada para o canal pelas impetuosas águas da chuva




Então, o  contraste do vermelho do canal com  verdíssima  água do lago do Parque. Nunca soube se essa vívida tonalidade das águas do lago se deve em razão do reflexo das muitas árvores em volta, ou se são algas ou limo, sedimentadas no fundo, para alimentar as tartaruguinhas e os muitos peixes que existem ali. 



De qualquer forma, me senti imediatamente magnetizado pelo vívido, ondulante e fluido contraste. Como se os entes do canal e do lago pedissem um olhar, solicitassem o cuidado de algum ente humano, para testemunhar, sentir ou celebrar a aparição de suas presenças em tonalidade tão vívidas e contrastantes, sob a ainda úmida manhã de domingo, em meio ao silêncio quase absoluto do parque deserto. 




Testemunhar o seu singular e fugaz  momento de junção, de comunhão - embora fisicamente separados - dos entes das águas vermelhas e das águas verdes, em suas vivíssimas e contrastantes aparições.
Fiz o que pude, para registrar com imagens e  palavras, e para celebrar  com olhares e percepções mais essa singular manifestação da Origem. 

Um comentário:

  1. Ester Basilio10/02/2021, 11:22

    Belas fotos e belas palavras! os entes do canal pediram e vc sem hesitar os atendeu com esse olhar

    ResponderExcluir