15/04/2009

ocupação dandara

(a luta popular em belo horizonte)
Ocupação Dandara é um blogue que traz notícias e reflexões acerca do cotidiano de uma ação política radical ocorrida em Belo Horizonte, agora na Semana Santa. A ocupação foi promovida pelas Brigadas Populares, MST e Fórum de Moradia do Barreiro. DESVELAR publica dois trechos extraídos do blogue, um de natureza bem informativa, narrando a tensa dinâmica da ocupação, e outro de cunho mais panfletário, vazado numa linguagem mais poética, ou profética, bem num clima de religiosidade engajada, a lembrar que ainda estão vivas, e muito vivas, pessoas, posições e correntes da Igreja Católica que não se omitem da luta política, que ainda acreditam que ‘Terra não é obra mágica e unilateral de um Deus milagroso, mas resultado das lutas e suor de tod@s que comungam a certeza que o Divino se torna presente onde a vida é respeitada’. Quem quiser, também conheça melhor as Brigadas Populares. A seguir, os fragmentos extraídos do Dandara.

Segunda-feira, 13 de Abril de 2009
A Páscoa Subversiva de Dandara
Antes de Jesus, o povo celebrava a Páscoa em memória a saída do Egito, a chegada à terra prometida. Páscoa é passagem, travessia, como nos diria Guimarães Rosa. A verdade se põe pra gente é no meio do caminho. Em meio aos mares revoltos e as cruzes do nosso mundo, onde a crise financeira (na verdade uma crise do sistema de morte) sobrecarrega os oprimidos com fardos maiores, eis que um sinal da vida que resiste brota no chão de Belo Horizonte.

Dandara é resultado da mobilização e trabalho árduo de todos os movimentos envolvidos, mas antes de tudo a materialização das esperanças de mulheres e homens que realizam sua travessia em busca daterra prometida, da terra sem males. Terra que não é obra mágica e unilateral de um Deus milagroso, mas resultado das lutas e suor de tod@s que comungam a certeza que o Divino se torna presente onde a vida é respeitada.

Não há ressurreição sem a passagem pela cruz, sem travessia. Dandara é ao mesmo tempo ressurreição e travessia. Sinal concreto que novos céus e terras estão por vir. Estes não nascerão da benevolência dos poderosos, mas da luta do povo a caminho.
Viva Dandara, Viva a Povo que Luta!Amém! Axé! Awere!
Emmanuel Almada, Grupo Aroeira – Ambiente, Sociedade e Cultura

Histórico e situação atual

A ocupação foi realizada na madrugada de 09/04/09 com 150 famílias, pelo Fórum de Moradia do Barreiro, Brigadas Populares e MST. O terreno tem 40 hectares e está abandonado desde a década de 70, além de acumular dívidas de impostos na casa de 18 milhões de reais.
Toda a imprensa cobriu o caso e está havendo grande repercussão pública em Belo Horizonte. As matérias de modo geral (exceto Globo) têm tratado com relativa isenção, e o Estado de Minas resolveu silenciar. A Record tem feito plantões permanentes atualizando os fatos e dando a melhor cobertura.

Atualizações

A polícia tem dado vôos rasantes de helicóptero, intimidando as famílias acampadas.Ainda não foram solucionados os problemas de acesso à água e energia.

Não há mais espaço na área de confinamento que a PMMG demarcou, mas seguem chegando famílias.

Fizemos uma lista de espera que já tem 300 cadastros de famílias querendo entrar na Dandara.

Um comentário:

  1. valeu compa, muito bom seu blog, vou voltar sempre para me deliciar.
    abs
    chumbinho -mst/dandara

    ResponderExcluir