06/05/2010

a terra sangra no mar


Algumas perguntinhas.
A razão e a técnica humanas podem de fato resolver todos os problemas, principalmente aqueles criados por elas próprias?

E se a técnica humana não conseguir tapar o buraco por onde jorram diariamente milhares de barris de petróleo a mancharem o mar e a assassinar a vida marinha e costeira?

A terra irá sangrar por quanto tempo, nesse caso? Por quanto tempo a terra se verá obrigada a sujar e sufocar o pujante mas indefeso irmão mar?

Que ao menos essas manchas sirvam como alerta. Não um alerta àqueles que promovem o uso indiscriminado da técnica e  se beneficiam do poder que ela confere.
Não, seria ingênuo e contraditório esperar sensibilidade e conscientização daqueles que foram forjados exatamente para a tarefa de agredir, dominar e usufruir sem critérios e sem comedimento. Enquanto detentores de tal tarefa, é-lhes vedada a possibilidade de encontrar um outro sentido para seu existir.

Mas que essas manchas sirvam como um alerta aos que acreditam que o mundo pode e deve ser diferente do que é. Um alerta de que a agressão e a intervenção humanas, no seio da Terra, já passaram definitivamente dos limites, e que a resposta da Terra certamente virá nas mesmas proporções.

Um alerta a nos lembrar que cabe a nós - e não aos agressores e aos seus apáticos agregados - lutar para que a Terra não lance mão de suas mortíferas armas contra todos nós. A Terra certamente não nos quer como inimigos, ela nos quer como companheiros na vasta, gratificante e enigmática jornada através dos séculos e do Cosmos.

Um alerta a nos lembrar que está na hora de decidir qual escolha fazer em relação àquele outro alerta, bradado pelo profético Marx há quase duzentos anos: Socialismo ou Barbárie!







As fotografiass acima se referem ao vazamento de petróleo no mar, ocorrido agora em abril, devido à explosão e afundamento de uma plataforma da empres BP, no Golfo do México. As fotografias foram extraídas do Yahoo e da Folha Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário