26/05/2010

justiça e paz: o blog da CJP

A Comissão de Justiça e Paz, CJP, foi inicialmente criada para prestar assessoria ao Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, nas questões de cunho social e político. A sua constituição é bastante plural, formada por religiosos, ativistas políticos e de direitos humanos, lideranças comunitárias, professores, estudantes.

De um ano para cá, a CJP vem atravessando um momento de renovação de seus quadros e de suas propostas de atuação. No seu papel de expoente do pensamento e da ação social da Igreja de Vitória, em sua reunião de abril, a CJP criou uma comissão para elaborar um Plano de Ação.

Formada por Luiz Antônio Dagiós, Artur Moreira, Tiago Sarti e Roberto Soares, esse grupo entendeu que não deveria se preocupar com um calendário rígido e de ações a curto prazo para a CJP, propondo assim um roteiro de ação a médio e longo prazo.

E esse roteiro para a CJP precisaria se dar em duas direções: por um lado enraizar-se mais nas comunidades, paróquias e sociedade civil e, por outro, consolidar-se como instrumento de articulação e integração entre as diversas iniciativas político-sociais de comunidades, paróquias, movimentos e entidades sociais e populares.

Essa proposta de se constituir como espaço de integração e articulação justifica-se plenamente, se se levar em conta que os membros da CJP estão inseridos nos mais diversos espaços de atuação política, social, pedagógica e pastoral. Ou seja, há uma pluralidade que leva naturalmente à integração e articulação entre esses espaços. O que se propôs foi simplesmente utilizar ao máximo esse potencial de informação, articulação e integração.

Para concretizar essa tarefa dupla, de enraizamento nas comunidades e de articulação de iniciativas, o grupo do Plano de Ação entendeu que três eixos deveriam ser observados: organização, formação e comunicação. Ou seja, organizar os membros CJP em algumas subcomissões específicas, proporcionar a devida formação política e técnica para esses membros e para outras pessoas que quiserem colaborar com as subcomissões e, finalmente, criar uma estrutura mínima de comunicação, com o óbvio objetivo de dar visibilidade às iniciativas da CJP e de suas subcomissões.

Em sua reunião de maio, a Coordenação da CJP acatou efusivamente as propostas colocadas pelo Grupo do Plano de Ação. Foram então criadas quatro subcomissões: Formação Política, Justiça e Cidadania, GAL e Comunicação. Mais detalhes podem ser conhecidos no próprio blog da CJP, o Justiça e Paz, cujo endereço vai abaixo.

Aliás, o blog é a primeira iniciativa concreta da Subcomissão de Comunicação, e foi-me incumbida a honrosa tarefa de cuidar de sua edição.


Segue o endereço do blog da CJP:  justiça e paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário