17/08/2011

a caminho do Colapso e do Pacto 1

O estado do mal estar social
24 depois de anunciar a disposição do governo de resgatar valores e revisar políticas para a família, drogas e educação, o governo conservador de David Cameron informa que cogita dar maior poder à polícia inglesa para assegurar a ordem pública. Entre outras atribuições, forças de repressão poderão ganhar autonomia para cercar áreas, decretar toque de recolher em bairros e proibir a circulação de menores de 16 anos. Antes, Cameron já anunciara a disposição de bloquear comunicações de rede social, em situações de conflito. A Inglaterra dos conservadores se antecipa ao mundo para informar tudo o que a direita tem condiçoes de oferecer como alternativa à crise. (Carta Maior, 3º feira, 16/08/ 2011)
*************
Embora breve, o texto de Carta Maior, acima, serve como alerta para quem acha que está garantida a vitória da Rebelião dos Povos contra a Besta Capitalista: os comandantes da ordem atual tudo farão para mantê-la, inclusive com a tentativa de construir um mundo totalitário, com os povos e os governos submetidos a uma ditadura global, alicerçada no controle tecnológico.
E isso não é futurismo apocalíptico, cenário de ficção científica. É perigosamente real e  bastante plausível  o advento de um totalitarismo soft, tal como preconizado por Aldous Huxley, no "Admirável Mundo Novo".

Claro, não estamos presenciando ainda aquele espetacular e assustador desenvolvimento científico, apontado  pelo brilhantismo visionário de Huxley, mas com certeza já estamos  no meio de uma organização social na qual a riqueza do ser humano está sendo, cada vez mais, capturada e aprisionada na forma de  massas alienadas e fragmentadas, consumistas e assustadas - enfim, onde a alma da humanidade, feita de mistérios e de desafios, de possibilidades e de inquietudes, está sendo  reciclada  como mera e presunçosa alma de plástico.

O momento é muito mais grave do que parece. Por isso essas primeiras, esperançosas e guerreiras manifestações - que vêm se espalhando pelo planeta - adquirem uma importância e uma gravidade ainda maior. Parece que não haverá outra solução para os povos, a não ser essa de ir para as ruas e PARAR, INTERROMPER, COLAPSAR  essa perigosa marcha para o erro e para a perda de todos nós, inclusive daqueles que conduzem essa amaldiçoada marcha para a bárbarie. 

Parar, Colapsar, Impor um Repouso nessa nossa jornada sobre a Terra, fazer um enfrentamento radical com os comandantes e seus fantoches,  exigir e construir um Pacto definitivo entre os povos, um Pacto ousado, mas necessário, um Pacto que, na sua ousadia, tenha como horizonte não apenas solucionar nossas milenares e já absurdas questões de desigualdade e opressão social, econômica e cultural, mas que vá além, que se baseie na tarefa maior do homem sobre a Terra, que é a tarefa de testemunhar o mundo, o Cosmos, a vida e a sua própria vida.

Testemunhar, para que possamos todos de fato existir como luz e sal do Cosmos,  todos de fato agir como os olhos do divino, para que possamos todos de fato cumprirmo-nos como os olhos da Criação, a testemunhando e admiriar a sua própria riqueza, mistério e fragilidade: "a criação ainda geme em dores do parto", bela e ontológica mensagem bíblica, que, aliás, é o lema do Grito dos Excluídos de 2011. 
****************
Enfim, essa rebeliões que ora sacodem o mundo têm que ser vistas assim, como algo ainda mais crucial, como o começo da Construção deste Pacto -  um admirável e redentor começo, é verdade, pois ninguém aguentava mais tanta insanidade e apatia, tanta incerteza e perplexidade.

Mas, como todo processo histórico que está no seu começo, nada indica que chegará até ao final, que cumprirá a sua tarefa, se de fato não espalhar o seu advento e a sua urgência. Nada está garantido. Cumpre, antes de mais, divulgá-lo aos quatro cantos do mundo, de todas as formas, em todos os momentos, criar no mundo a definitiva Consciência Planetária de que é possível, necessário e urgente a cosntrução deste Pacto e deste Testemunho. 

De sua parte,  daqui por diante este blog Desvelar assume como sua principal tarefa, como sua ação precípua, colaborar dentro de suas modestas possibilidades na divulgação e criação dessa Consciência Planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário