09/08/2011

'A noite em que tive orgulho de ser israelense'

Gideon Levy - Haaretz, transcrito de carta maior

Foi a noite em que Benjamin Netanyahu foi expulso do gabinete de Primeiro Ministro em desonra.
Netanyahu permanecerá no gabinete por um tempo, mas esse tempo está aí. Acabou. Ele vai se contorcer e fazer promessas, dar declarações e virar as costas, ele vai pregar mais algumas peças, mas isso não vai ajudá-lo nem um pouco.

Assim como o foi ontem, ele é um pato manco. Na noite de sábado, o 17° primeiro ministro de Israel recebeu sua carta de demissão. Quando dezenas de milhares de israelenses ao longo do país gritaram “Bibi, vá para casa”, Bibi irá de fato para casa. Bye bye, Bibi, adeus para sempre.

Essa foi a noite de que todo israelense pode se sentir orgulhoso de ser israelense, como nunca antes o foi. A verdadeira marcha do orgulho de Israel ocorreu ontem. Não pode haver melhor campanha de relações públicas para um país desprezado e evitado, do que a manifestação de ontem à noite, deste novo Israel. O ministro do Exterior deveria transmitir as imagens para o mundo todo: a democracia de Israel celebrada sábado à noite, como não o era em anos, levantando-se contra todos os que a queriam morta. Sem violência, sem apoios políticos supérfluos, nem Cairo, nem mesmo Atenas, mas algo muito mais bonito – uma luz genuína para as nações.
O povo, digamos, falou com uma voz alta; sem medo e sem causar medo – Tahrir, liberdade, mas não tiroteio. Falar? Não, gritar. Sim, na noite passada eu estava muito orgulhoso de ser um israelense. Só me senti embaraçado diante de minha inabilidade em assobiar com dois dedos, como a massa que marchava pela rua Ibn Gvirol assobiava, em deboche, num volume de doer os ouvidos, ecoando pelos muros do [restaurante] Goocha, para onde os clientes tinham ido comer frutos do mar como se nada fora do comum estivesse se passando. Se soubesse, eu também teria assobiado.

Nunca houve uma manifestação como essa antes em Israel – todo mundo junto, jovens e velhos, direita e esquerda, árabes e judeus. O estado que foi criado no (velho) Museu de Tel Aviv demonstrou na noite passada sua robusteza e maturidade diante do atual Museu de Arte de Tel Aviv.
Entre esses museus repousam 63 anos de altos e baixos. A noite passada foi a mais alta marca d’água recente. Foi também, aparentemente, a maior demonstração da história, a maior depois da de Sabra e Shatila.

Os manifestantes mandaram ver ontem à noite. Palavras de ordem contra os altos preços dos alugueis eram raras. “O povo quer justiça social” era a mais comum, seguida por “Hoo, há, mi zeh ba”? Medinat harevaha (“O que é isso que vem aí? É o Estado de Bem Estar Social”). Socialismo, hoje? Sim, com a garganta engasgada e tons emocionais. O protesto ganhou asas ontem à noite. Esqueçam o protesto sobre moradia, não se trata mais somente disso. Aqueles que temiam que os protestos fossem muito restritos, comezinhos, ontem assistiram à sua expansão. Seus objetivos já ultrapassaram o aluguel de um pequeno apartamento.
Aqueles que fizeram caretas para o mini-Woodstock no Boulevard Rothschild devem reconhecer, agora, que o que ocorreu nesse boulevard é apenas o ponto de partida para a explosão de um movimento, o mais impressionante movimento da história de Israel.
Os cínicos deveriam ter vergonha de si mesmos. Qualquer um que estivesse nas ruas na noite passada só poderia se comover – e, se não, então deveria ter vergonha. Quando pisei no pé de um inocente transeunte, um homem religioso, ele encrespou: “Isso não é justiça social”. Alguém tinha ouvido essa expressão antes de tudo isso começar?

A trilha sonora da semana passada incluiu John Lennon, mas na noite passada Janis Joplin foi acrescentada – outra maneira de tornar tudo mais legal. Corinne Alal’s “Zan Nadir” também tocou na noite passada. “Estamos com medo de nossa própria sombra, presos dentre os muros dos edifícios, e a maior parte do tempo com vergonha de nossos corpos, espremidos em abrigos antiaéreos... Somos espécies raras, um pássaro estranho, sonhos no ar e cabeça no chão”. Na noite passada, os sonhos estavam no ar, e que ar! Na noite passada eu tive muito orgulho de ser um israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário