09/02/2012

greve na bahia - a luta popular deve dar carta branca para os trabalhadores da polícia? - parte 2

(Caso ainda não tenha lido, veja aqui a primeira parte do texto)

Nem ingenuidade, nem masoquismo
 Há uma argumentação de que, apesar dessas contradições, ou mesmo por causa delas, seria preciso construir uma unidade com os trabalhadores da repressão. Afinal, esses seriam momentos - em que eles experimentam as  mesmas dificuldades, pressões e repressões dos demais trabalhadores - únicos e fertéis para desconstruir sua condição de meras peças do aparato repressivo e, ao mesmo tempo,  despertar neles a  condição de agentes da resistência e da trasnformação política, tal como qualquer categoria.

Pode até ser que proceda um pouco essa argumentação, pode até ser que uns e outros policiais e lideranças despertem para essa consciência e se abram para uma posterior formação política e um engajamento mais amplo, para além de questõesde salários e/ou profissionais.

Mas sabemos que, com relação ao grosso da "tropa", não é isso o que ocorre.
Depois que cessa o movimento, com uma derrota, uma vitória parcial ou total de suas demandas, o que ocorre? Nada, tudo volta ao normal no cotidiano dos policiais: a repressão, a violência, a truculência e, muitas vezes,  a promiscuidade com o crime organizado e com os mecanismos clandestinos de repressão às populações marginalizadas e aos movimentos sociais.

Não há nenhum desdobramento concreto com relação à consciência política dos agentes da repressão - se alguma mudança há, ela fica ao nível da subjetividade, ou do ardor da luta. As engrenagens da estruturas do poder fazem com que tudo volte rapidamente ao normal.

A aliança da luta popular com os trabalhadores da repressão é uma aliança fadada ao fracasso, pior, fadada ao ridículo e à ingenuidade, já que toda  uma história e toda uma legitimidade é colocada a serviço de uma categoria profissional que, por essência, existe para reprimir essa mesma luta popular - e cada vez com mais brutalidade, despreparo e arrogância, com estamos vendo nesse início de 2012.

Sem falar que é uma categoria incumbida de se infiltrar na luta popular, deturpando e confundindo essa luta. Enfim, além da sensação de ridículo e de ingenuidade, para a luta popular fica também um cheiro de traição e de masoquismo nessas alianças com os trabalhadores da repressão.

Nem autoritarismo nem traição
Por último, o risco da arrogância e do autoritarismo. Sem cair no
legalismo burguês-capitalista, de impor limites às mobilizações populares, apoiar ações como a da Bahia, com seu despreparo e seu desrespeito à população, significa que o movimento popular daria uma Carta Branca para que ações assim se repitam toda vez que os trabalhadores da repressão resolvam fazer suas mobilizaçãoes salariais e/ou profissionais - aliás, mesmo neste momento já se corre esse risco, já que outras mobilizações estão programadas pelo país afora - lembrando que a motivação maior dessas mobilizações está na pressão pela aprovação da PEC 300.

E lembrando também que essa Carta Branca aos trabalhadores da repressão certamente  um dia se voltará contra a própria luta popular, pois por sua própria natureza conservadora os trabalhadores policiais sempre tenderão a agir e pensar em sincronia com as forças da ordem capitalista.

E, nesse caso, até mesmo um governo socialista ou democrático-popular, legitimamente constituído, corre o risco de que ssa Carta Branca se volte contra ele. Exemplos assim não faltam: o governo do povo do Chile na época de Allende, o governo do povo da Venezuela na época de Chávez, entre outros.

Provando do próprio veneno
Aliás, uma vítima dessa Carta Branca está sendo o próprio governo progressista da Bahia - afinal lideranças e militantes do PT deram total apoio aos policiais da Bahia, nas mobilizações de 2001, acreditando certamente que esatriam contribuindo para uma postura política mais transformadora da parte desses policiais. Não parece que isso tenha acontecido, não se vê muitos policiais engajados concretamente na luta popular.

O governador Jacques Wagner deve estar sentindo como é amargo experimentar do próprio veneno. Não deixa de ser uma lição para partidos de esquerda e para movimentos populares envolvidos no proceso eleitoral deste ano: não vale a pena apoiar mobilizações assim, visando desgastar o governo de plantão. O feitiço vira contra o feiticeiro, e numa escala às vezes maior e mais perigosa.

Com certeza que um dia os governos do PT serão encostados contra a parede: ou farão avançar o processo de transformação das estruturas de poder no Brasil, ou serão alvo de inevitavel enfrentamento do movimento popular - um enfrentamento implacável, mas também lúcido e generoso, amadurecido e responsável, articulado com as camadas populares, ao contrário do que estamos vendo na Bahia  e talvez presenciemos em outros estados do Brasil nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário