20/08/2009

grito dos excluídos 2009

Reforçando a Campanha da Fraternidade com o tema “Vida em primeiro lugar” e lema “A força da transformação está na organização popular”, a Arquidiocese de Vitória, através do Fórum das Pastorais Sociais, e os movimentos sociais estão articulando o Grito dos Excluídos 2009.

O evento, que conta com o apoio e a participação de todas as comunidades, escolas e organizações sociais, ocorrerá no dia 7 de setembro, com concentração a partir das 8 horas, na Praça dos Namorados. Todos devem levar vassouras para varrer o chão da corrupção e lavar as escadarias do Tribunal de Contas, do Tribunal da Justiça e da Assembléia Legislativa.

Com base na ação de Jesus Cristo que, diante da exclusão, defende os fracos e o direito a uma vida digna para todo ser humano, o Grito condena as formas de exclusão e as causas que levam o povo a viver em condições de vida precárias, muitas vezes sem perspectiva de futuro; denuncia a política econômica que privilegia o capital financeiro em detrimento dos direitos sociais básicos; propõe alternativas que tragam esperança aos excluídos e perspectivas de vida para as comunidades locais; promove a pluralidade e igualdade de direitos, bem como o respeito nas relações de gênero, raça e etnia e, também, pretende multiplicar as assembléias populares para discutir a organização social a partir do município, fortalecendo o poder popular.

“Ao invés de irmos ver e aplaudir tanques, canhões, metralhadoras, fuzis e outras armas que ferem e matam, vamos levar para a rua nossa indignação, nossa fé, nossa coragem, nosso compromisso, nossa alegria e nossa vontade de ver a vida sendo gerada e defendida. Vamos levar nosso grito, o grito de centenas, de milhares, de milhões de brasileiros que amam a vida acima de tudo e creem que um outro Estado é possível”, convida o coordenador de pastoral da Arquidiocese, padre Kelder Brandão.

“Vida em primeiro lugar, a força da transformação está na organização popular”

7 de setembro: vamos gritar por justiça e paz
O ano de 2009 vem sendo de muitas alegrias para a Igreja de Vitória. Os trabalhos e articulações pastorais em nossa Arquidiocese têm sido intensos. A cada dia, novas demandas e desafios surgem e necessitam de respostas.

No primeiro semestre foram muitas as realizações. Destacamos a Abertura da Campanha da Fraternidade, que transformou o Centro de Vitória num grande espaço celebrativo, com um evento profético. Um outro grande feito foi o 9º Encontro Estadual de CEB’s, que, à luz do tema “Ecologia e Missão”, reuniu centenas de pessoas para refletirem como a Igreja deve se comprometer diante de um tema tão atual e relevante.

“Vários foram os ‘gritos’ que surgiram antes, durante e depois desses eventos”, afirma Padre Kelder Brandão. E constata: “Anunciamos, denunciamos e incomodamos. Fomos cristãos, somos cristãos!”.
Vamos na fé, orando e lutando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário