09/08/2011

a besta na fornalha 1

O breve editorial de Carta Maior, desta terça, resume bem a explosiva situação do Ocidente: enquanto se alastra pelo mundo (Chile, Espanha/EuropaInglaterra, Egito e até mesmo Israel) a revolta contra essa estúpida, obsoleta e opressiva forma de organização social, chamada Capitalismo, os seus dirigentes políticos ainda agem  como se tudo fosse passageiro, como se fossem distúrbios localizados e sem nenhuma afinidade entre eles.

Não conseguem ver, ou fingem que não vêem, a profunda ligação entre tantas manifestações de revolta e de desespero, mas também de resistência e de superação, contra essa ordem que já teve a sua importância histórica, que  cumpriu de fato a sua tarefa dialética, como impulsionadora da jornada humana sobre a Terra, mas que hoje é apenas uma Besta Fera que se recusa  a morrer. 

Quanto a essas espetaculares manifestações no Chile e na Inglaterra, registre-se: nem só de marchas e acampamentos pacíficos vive a Rebelião no Ocidente, mas também de confrontos e enfrentamentos, sejam eles aparentemente raivosos  e desorganizados, sejam eles articulados e extremamente politizados, como têm sido, desde 2008,  as admiráveis manifestações dos Anarquistas e Libertários da Grécia - que foram, aliás, aqueles que detonaram, ou ao menos inspíraram,  este fascinante e extremamente necessário processo de resistência, de enfretamento e de crença na possibilidade de FAZER COLAPSAR O OCIDENTE PARA DAÍ RETOMARMOS A NOSSA JORNADA SOBRE A TERRA, com valores, projetos, sonhos e formas de convivência menos nocivos, descrentes e agressivos para com o planeta e conosco mesmos. Leia abaixo o texto de Carta Maior:


Cameron antecipa como a direita vai resolver a crise: 'é uma questão de polícia, estúpido!'
Premiê britânico resume os maiores distúrbios sociais da história de Londres a uma questão de 'criminalidade pura e simples'. Governo envia mais 16 mil policiais às ruas.Há 500 detidos e mais um morto. Tudo começou com o assassinato,sábado, de um jovem negro detido pela polícia num bairro pobre da periferia de Londres. No mesmo bairro, o orçamento social foi cortado pela sub-prefeitura em 75% e 8 dos 13 centros de lazer e atendimento à juventude foram fechados. Passo um: ajustes da crise. Passo dois: à fúria dos desajustados, o porrete. Em ponto pequeno, a direita britânica dá um jeito na crise mundial. Transcrito de Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário