25/06/2012

assange e o paraguai

Interessante  a ligação entre dois dos assuntos que mais chamam a atenção do mundo, no momento.
Com o texto abaixo, dá para entender porque Julian Assange, o fundador do Wikileaks, está sendo praticamente caçado pelas autoridades dos países do capitalismo central. Afinal, a denúncia acerca das articulações contra o governo democrático do Paraguai (feitas pelo Wikileaks quase um ano antes do atual golpe) é apenas um entre centenas ou milhares de documentos incômodos aos comandantes da atual ordem mundial. 


WIKILEAKS: GOLPE ERA PLANEJADO DESDE 2009
(carta maior, 25.06.2012)

Despacho sigiloso da Embaixada dos EUA em Assunção, dirigido ao Departamento de Estado, em Whashington, já informava, em 28 de março de 2009, a intenção da direita paraguaia de organizar um 'golpe democrático' no Congresso para destituir Lugo, como o simulacro de impeachment consumado na última 6ª feira.
O comunicado da embaixada, divulgado pelo WikiLeaks em 30-08-2011 http://wikileaks.org/cable/2009/03/09ASUNCION189.html mostra que já então o plano era substituir Lugo pelo vice, Federico Franco, que assumiu agora. O texto enviado a Washingnton faz várias ressalvas. Argumenta que as condições políticas não estavam maduras para um golpe, ademais de mostrar reticências em relação a seus idealizadores naquele momento. Dos planos participavam então o general Lino Oviedo (ligado a interesses do agronegócio brasileiro no Paraguai, que agora pressionam Dilma a reconhecer a legitimidade de Federico Franco, simpático ao setor) e o ex-presidente Nicanor Duarte Frutos. Em seu governo (2003-2008), o colorado Nicanor Duarte Frutos foi duramente criticado por vários governos latino americanos por ter permitido o ingresso de tropas norte-americanas no territorio paraguaio para exercícios conjuntos com o Exército do país; foi em seu mandato também que os EUA tiveram permissão para construir uma base militar na zona da Tríplice Fronteira,com gigantesca pista de pouso, supostamente para combater narcotráfico e o terrorismo islâmico.

Leia também:
Julian Assange pede asilo político para o Equador
Julian Assange: Londres diante de um problema sem precedentes