25/06/2009

o 'dia de bloom' em vitória

Cláudia Coser, Wilson Coêlho, Rosane Morais e Gilbert Chaudanne
Vitória teve, pela primeira vez, o seu ‘Bloomsday’, ou ‘Dia de Bloom’. Foi realizado na FAFI, no dia 16 de junho, numa iniciativa conjunta da ‘Psicanálise e Cultura’ e da Escola de Teatro e Dança FAFI. Para quem ainda não ouviu falar do ‘Bloomsday’ reproduz-se, ao final, um pouco do material de divulgação.
Na programação houve a exibição do filme ‘Bloom', de Sean Walsh, 2003, duração de 113 minutos. O filme, obviamente, é inspirado na nunca suficientemente elogiada obra do irlandês James Joyce, e trata da famosa história que se passa no dia 16 de junho de 1904.
Depois aconteceu uma conversa em torno do tema “Joyce, Psicanálise, Literatura, Cinema” com a participação do público e de Wilson Coêlho, Gilbert Chaudanne, Cláudia Coser e Rosane Morais.Entre vários outros, foram abordados os seguintes temas: o paralelo entre as peripécias do judeu errante (representado por Bloom) e de Ulisses (o herói da ‘Odisséia’, de Homero); as ruas de Dublin como o labirinto do qual o herói Bloom/Ulisses tem que escapar; os momentos delirantes/carnavalescos presentes no livro, o contraste entre os heróis da ‘Odisséia’ e do ‘Ulisses’; visões da Psicanálise acerca do ‘Ulisses’ e do próprio Joyce.

Ao final, sugeri aos organizadores alguns temas para o Bloomsday dos próximos anos: a relação de Beckett com Joyce e as influências deste último sobre Beckett, as semelhanças e diferenças entre Joyce e o mineiro Guimarães Rosa, e uma suposta afinidade entre Brasil e Irlanda, como a carnavalização e o catolicismo arraigado.

Parabéns aso organizadores e que o 'Bloomsday' de Vitória continue de fato nos próximos anos. É o que com certeza esperam os leitores de Joyce presentes nesse primeiro evento.

Extraído do material de divulgação: “O 'Bloomsday' é um feriado comemorado no dia 16 de junho na Irlanda. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelo personagem Leopold Bloom, durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.”

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Agora Vitória está inserida no circuito de comemorações do Bloomsday, graças à iniciativa da Psicanálise&Cultura em parceria com a FAFI. Temos até temas sugeridos para a próxim edição. Que venha então o Bloomsday 2010!

    ResponderExcluir
  4. A Psicanálise&Cultura é uma instituição psicanalítica com sede em Vila Velha-ES. Dentre suas atividades temos o espaço 'República das Letras' que se ocupa da articulação da psicanálise com a literatura, visto ser esta considerada por Freud, um campo privilegiado de pesquisa para o psicanalista. Atualmente estamos nos ocupando da leitura de 'Ulisses', de James Joyce.

    ResponderExcluir