Cláudia Coser, Wilson Coêlho, Rosane Morais e Gilbert Chaudanne
Vitória teve, pela primeira vez, o seu ‘Bloomsday’, ou ‘Dia de Bloom’. Foi realizado na FAFI, no dia 16 de junho, numa iniciativa conjunta da ‘Psicanálise e Cultura’ e da Escola de Teatro e Dança FAFI. Para quem ainda não ouviu falar do ‘Bloomsday’ reproduz-se, ao final, um pouco do material de divulgação.
Na programação houve a exibição do filme ‘Bloom', de Sean Walsh, 2003, duração de 113 minutos. O filme, obviamente, é inspirado na nunca suficientemente elogiada obra do irlandês James Joyce, e trata da famosa história que se passa no dia 16 de junho de 1904.
Depois aconteceu uma conversa em torno do tema “Joyce, Psicanálise, Literatura, Cinema” com a participação do público e de Wilson Coêlho, Gilbert Chaudanne, Cláudia Coser e Rosane Morais.Entre vários outros, foram abordados os seguintes temas: o paralelo entre as peripécias do judeu errante (representado por Bloom) e de Ulisses (o herói da ‘Odisséia’, de Homero); as ruas de Dublin como o labirinto do qual o herói Bloom/Ulisses tem que escapar; os momentos delirantes/carnavalescos presentes no livro, o contraste entre os heróis da ‘Odisséia’ e do ‘Ulisses’; visões da Psicanálise acerca do ‘Ulisses’ e do próprio Joyce.
Ao final, sugeri aos organizadores alguns temas para o Bloomsday dos próximos anos: a relação de Beckett com Joyce e as influências deste último sobre Beckett, as semelhanças e diferenças entre Joyce e o mineiro Guimarães Rosa, e uma suposta afinidade entre Brasil e Irlanda, como a carnavalização e o catolicismo arraigado.
Parabéns aso organizadores e que o 'Bloomsday' de Vitória continue de fato nos próximos anos. É o que com certeza esperam os leitores de Joyce presentes nesse primeiro evento.
Extraído do material de divulgação: “O 'Bloomsday' é um feriado comemorado no dia 16 de junho na Irlanda. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelo personagem Leopold Bloom, durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.”
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAgora Vitória está inserida no circuito de comemorações do Bloomsday, graças à iniciativa da Psicanálise&Cultura em parceria com a FAFI. Temos até temas sugeridos para a próxim edição. Que venha então o Bloomsday 2010!
ResponderExcluirA Psicanálise&Cultura é uma instituição psicanalítica com sede em Vila Velha-ES. Dentre suas atividades temos o espaço 'República das Letras' que se ocupa da articulação da psicanálise com a literatura, visto ser esta considerada por Freud, um campo privilegiado de pesquisa para o psicanalista. Atualmente estamos nos ocupando da leitura de 'Ulisses', de James Joyce.
ResponderExcluir