17/06/2010

um basta à besta!


foto do vazamento de petróleo no Golfo do México (também mostrada na barra lateral deste blog) apesar de tudo  tem um certo apelo estético, lembrando um criação impressionista.

A fotografia acima tem também uma certa atmosfera harmoniosa de cores, com os tons de dourado se destacando em meio ao negro.
Mas com relação ao conteúdo das imagens, no caso de um leitor que não soubesse do que se tratava, na foto anterior ele seria meramente remetido a uma figura abstrata, neutra, embora interessante.

Já na foto dos pelicanos não há a inocência de uma suposta abstração, o horror é bem concreto, salta aos olhos: é como se nós humanos estivéssemos impondo, às outras espécies da Terra, o purgatório ou o inferno aqui no planeta mesmo.

Sim, temos que dizer nós,  afinal temos todos parte nesse projeto de agressão e uso desenfreado do mundo que nos rodeia e nos sustenta,  todos nós alimentamos e somos alimentados por esse projeto de civilização do Ocidente, que já teve a sua validade histórica, que já foi revolucionário, necessário e benvindo até um determinado momento de nossa história, mas que agora precisa urgente ser paralisado, redirecionado e superado por um projeto mais pausado, menos acelerado e verdadeiramente fruto da razão - ou  fruto de uma razão menos limitada, ansiosa e presunçosa.

Enquanto isso, a BP,a Shell, Obama, a OTAN, a ONU, o FMI, a UE, o Clube de Bildeberg - e tantos outros guardiães doentios da besta agonizante do capitalismo - enlameam e aprisionam as nossas asas, tal como permitimos que façam com os pelicanos encharcados de petróleo

(mas apesar da gravidade e do horror do tema, não dá pra perder o trocadilho: no fim das contas os pelicanos é que entram pelo cano...) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário