04/06/2011

protestos em vitória - rebelião no ocidente 9

As fotos abaixo retratam momentos do protesto dos estudantes, que aconteceu em Vitória, ES, na quinta feira de manhã, dia 01 de junho. Mostram cenas de confronto  dos estudantes com o BME, Batalhão de Missões Especiais da PM.

Isso porque o governo do Estado determinou a desocupação pela força das ruas: havia já quase 06 horas que os estudantes obstruíam duas avenidas (Jerônimo Monteiro e Getúlio Vargas), o que provocava um verdadeiro caos no trânsito da região metropolitana.

É preciso esclarecer que em Vitória há uma peculiaridade: as duas avenidas são praticamente as únicas vias de ligação entre os municípios da regiao metropolitana, o que deixa o trânsito bastante vulnerável, situação que foi aproveitada com eficiência e radicalidade pelos manifestantes, que praticamente esrtrangularam a locomoção de veículos e pessoas.
*****************
Falando em radicalidade, não cabe aqui entrar no mérito da legitimidade ou da viabilidade das reivindicações dos estudantes. Acerca da posição dos oficial dos governantes e da mídia em geral, este blog encaminha os leitores aos sites do jornal a gazeta e do jornal a tribuna, além de sugerir que digite no Google protesto em vitória es.

Aqui, publico a versão dos estudantes, no texto abaixo, enviado por Larissa Ferreira, uma das participantes do protesto, a mesma aliás que me enviou as fotos abaixo - releve-se a qualidade das fotos, afinal foram tiradas de celular e no calor dos confrontos.

De qualquer forma, independente da questão pontual que motivou os protestos (a redução na tarifa dos ônibus e o passe livre para os estudantes) o blog  Desvelar fará um acampanhamento mais aprofundado do movimento, pois entendo que esses acontecimentos transcendem simples reivindicações econômicas ou de cidadania.

Parece que há muito mais em jogo: vejo na manifestação dos estudantes capixabas o mesmo pano de fundo  das rebeliões na Europa- - Grécia, Espanha, Portugal... - e dos polêmicos levantes dos povos árabes...
Vejo como um puro e simples sintoma do cansaço dos jovens, dos povos e das massas em geral com esse projeto de civilização do Ocidente, que a cada dia se aproxima mais e mais das raias da insanidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário