01/12/2008

sobre o 'Poesia Viva'

DESVELAR publica uma amostra de uma dessas boas surpresas que encontramos na rede. É o jornal "Poesia Viva", já em sua edição de número 33.
Repare-se na espontaneidade e na precisão dos poemas selecionados, no seu esforço para envolver o leitor na temática em questão, repare-se como não deixam de oferecer ao leitor imagens nítidas, situações convincentes, mesmo sem abandonar a invenção e a autonomia da linguagem; enfim, os poemas realizam aquele difícil equilíbrio de todo bom poema, aquela tensão interna entre a necessidade da invenção e a possibilidade da real comunicação com o leitor.
Falamos aqui um pouco mais das propostas do jornal e da Editora UAPÊ. Mas antes conheçam alguns poetas publicados na última edição online do jornal, começando pelo editorial – o tema deste número é a vida urbana.
o projeto UAPÊ
O jornal 'Poesia Viva' tem uma longa história, foi lançado em 1994. É um excelente veículo de divulgação da poesia: rigoroso e despretensioso, sóbrio e criativo, sem abrir mão da leveza e da criatividade.
E no caso do Poesia Viva há ainda um diferencial, pois, na verdade, o jornal faz parte de um projeto mais amplo, que é editora UAPÊ.
E parece que não só os poemas selecionados, mas todo o projeto do jornal Poesia Viva e da editora UAPÊ, procura seguir essa linha do equilíbrio entre a invenção e expressão, entre a pesquisa e a comunicação com o leitor - o que é bastante gratificante nesses tempos de afastamento da poesia em relação ao leitor.
O compromisso fundamental da UAPÊ é exatamente o de valorizar e divulgar a criação poético-literária que tenha um mínimo de respeito e afinidade com a cultura brasileira: “A Editora Uapê - Espaço Cultural Barra traz no seu significado o compromisso com a cultura brasileira. Uapê na língua índigena dos Uaupés, tribo do alto amazonas, expressa a flor vitória-régia.
Nossa proposta editorial valoriza a produção intelectual e artística dos autores, criando oportunidades para aqueles que querem publicar obras de qualidade, comprometidas com a realidade brasileira, cultivando, assim, as raízes do nosso solo cultural.”
Em sua edição impressa o Poesia Viva é uma publicação em formato tablóide, trimestral, e um dos seus principais objetivos é “ a troca entre novos e consagrados poetas, curiosos e amantes, viabilizando a divulgação dos poemas publicados e estimulando a leitura e as discussões sobre a poesia.”
Ainda com a palavra, os editores do Poesia Viva:
“A apresentação dos poemas é feita a partir de um fio condutor que se manifesta nas ilustrações de artistas contemporâneos. A cada exemplar, uma entrevista exclusiva com um grande poeta: Manoel de Barros, Adélia Prado, Fernando Py, Olga Savary, Affonso Romano de SantAnna deram depoimentos preciosos sobre suas obras e o universo literário.
A partir de janeiro de 2005, o Jornal Poesia Viva passou a ter também uma versão online, com todo o conteúdo do jornal impresso disponível na internet”.
Se você ainda não clicou lá em cima, conheça aqui alguns trabalhos de poetas publicados pelo "Poesia Viva".

Nenhum comentário:

Postar um comentário