05/02/2009

falas - a fascinação pelo pior

A seção “Falas” é um espaço reservado para trechos de obras em prosa, de autores consagrados ou não, publicados ou inéditos.
Inauguramos com um fragmento do livro “A fascinação pelo pior’, (publicado no Brasil pela Editora Rocco, em 2008) do jovem escritor francês Florian Zeller, nascido em 1979.

“Já tinha observado, por exemplo, que é muito raro as pessoas abandonarem essa atitude falsamente distanciada e irônica que as protege tão bem do mundo. Hoje em dia, tudo o que se expressa só pode fazê-lo através do filtro deformador da aproximação rápida e do humor - não o humor, na verdade, mas a piada, a ironia, a mera leviandade. Tudo vira pretexto para rir, mas se trata de um riso besta e grosseiro. Todos, no fundo, absolutamente distantes uns dos outros, o que significa dizer, no fim das contas, uns à custa dos outros. Alguém que pense e sinta por conta própria nunca poderia participar dessa espécie de euforia triste. É algo que sinaliza o fim da conversação entre as pessoas e, portanto, de certa forma, aponta para o reino da solidão.” (Florian Zeller, “A fascinação pelo pior”, p. 90)

Nenhum comentário:

Postar um comentário