13/06/2010

'bloomsday', vitória, ano II




Em junho do ano passado Vitória teve o seu 1º ‘Bloomsday’, na FAFI, numa iniciativa de seu coordenador de Teatro, Wilson Coelho.
Para este ano ainda está sendo pensada a programação. Provavelmnte haverá uma fala de Gilbert Chaudanne, a reexibição do filme 'Bloom, toda uma vida num único dia', de Sean Walsh, apresentado em 2009, e uma roda de conversa informal entre os participantes, durante a qual serão colhidas inclusive idéias e propostas para o ‘Bloomsday’ de 2011, numa muito benvinda socialização do evento.

Para esse ano, também está sendo aventada a exibição de vídeos sobre o ‘Bloomsday’ no Brasil e no mundo. A esse respeito, inclusive, tenho selecionado alguns vídeos na internet e enviado a Wilson, alguns dos quais foram postados acima e abaixo. A seguir, a divugaçaõ do evento enviada por Wilson.

BLOOMSDAY
A Psicanálise & Cultura e a Secretaria Municipal de Cultura de Vitória, através da Escola de Teatro e Dança FAFI convidam para a comemoração do Bloomsday, em homenagem ao livro Ulisses, de James Joyce. O Bloomsday é um feriado comemorado no dia 16 de junho na Irlanda. É o único feriado em todo o mundo dedicado a um livro, excetuando-se a Bíblia. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelo personagem Leopold Bloom, durante 16 horas do dia 16 de junho de 1904 pelas dezenove ruas da cidade de Dublin.
ENTRADA FRANCA

Data:  Dia 16 de junho de 2010
Local: Escola de Teatro e Dança FAFI

18:00 h:  Exibição do filme Bloom: toda uma vida em um único dia, de Sean Walsh, 2003
Duração: 113 minutos.
Sinopse:
Inspirado na obra literária clássica do irlandês James Joyce, o filme dirigido por Sean Walsh trata-se de uma história que se passa no dia 16 de junho de 1904 a partir da perspectiva de três personagens, a saber: Stephen Dedalus, Molly Bloom e Leopold Bloom, interpretados, respectivamente, por Hugh O'Conor, Angeline Ball e Stephen Rea.

 
20:00 h:  Apresentação de Gilbert Chaudanne

 
20:30 h: Roda de conversa com o público. Participação de Wilson Coêlho, Cláudia Coser, Roberto Soares Coelho e Rosane Morais

Com relação à minha participação nessa Roda de Conversa, infelizmente não sei se poderei comparecer ao Bloonsday deste ano, em razão de compromisso com a Consulta Popular, da qual falarei mais acima.


  embora o assunto seja o 'ulisses', optei nestes dois vídeos por
 mostrar alguma coisa  de uma outra obra de joyce,ainda
 mais visceral e ousada: o 'finnegan's wake',
 ou 'o redespertar de finnicius'

além disso, vale pelas excelentes performances do 
 grupo officina multimedia, de belo horizonte

Um comentário: