19/09/2021

vitória, imagens III - fonte grande

As imagens abaixo são de uma visita que fizemos ao parque da Fonte Grande, creio que em 2006. A visita foi organizada pelo CPV - Conselho Popular de Vitória, que era presidido à época por Seu Waldemar, e contou coma participação de lideranças comunitárias de vários bairros no entorno do Parque. 

Na realidade, a visita atendia a um dos princípios do COLEDUC -  Coletivo de Educadores Ambientais, que era o de promover um conhecimento, por parte dos moradores e lideranças, do território aonde vivem; afinal somente  podemos cuidar e proteger adequadamente e aquilo que conhecemos, que vivenciamos. O COLEDUC era  apoiado pelo CPV, e era um projeto de inciativa da professora Graça Lobino. 
Nós, lideranças e moradores do Morro da Capixaba . Estou de camisa azul, Elenice Siqueira, ao meu lado, à época como presidente do COMEV - Conselho Municipal de Educação de Vitória e, ao centro, de vermelho, Narcísio Soares, presidente da extinta AMOR- Associação de Moradores do Rosário. 

Pra quem ainda não conhece o Parque da Fonte Grande, 
não sabe o que está perdendo. Olha as alturas, paisagens mais vastas 
do que aquelas vistas do Convento da Penha, acho que só perde para as alturas do magnífico Mestre Álvaro. 



Olha o Penedo tão pequeno parecendo, 
delicadamente emoldurado por folhagens 
Aqui é uma outra trilha para se chegar ao Parque, 
vem de Fradinhos; ao fundo a Pedra dos Olhos
As torres de telefonia no alto do Parque: onipresentes sinais da Técnica, 
na sua implacável, mas inútil, ambição de ocupar, utilizar e descartar 
todos os recantos do Planeta.
Apesar de tudo, é uma imagem até poética. Parecem pedidos de socorro
 ao espaço cósmico, ou mensagens aos astros vizinhos,  para manterem 
uma distância segura deste envenenado planeta - até que vençamos a estupidez e brutalidade do obsoleto e canceroso Capitalismo, ou até que sejamos eliminados pelos implacáveis mecanismos de defesa da Terra.



Mas enquanto não somos expelidos do Planeta, e nem fazemos a cada vez mais viável e urgente Revolução Planetária, ao menos podemos fruir de singelas imagens: líquens brotando poéticos e coloridos, bois buscando o seu comer de todo dia, crianças vivenciando a puro jorro do Ser e da Origem através dos entes rurais. E tudo isso a apenas trinta minutos das envenenadas e barulhentas avenidas do  centro da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário