27/09/2021

Cozinha Solidaria de Itararé

 Dando sequência à postagem sobre uma futura cozinha solidária no Morro da Capixaba, registro aqui algumas informações acerca da Cozinha Solidária de Itararé, já em funcionamento.

Lá, as refeições são preparadas nas dependências da Paróquia Madre Tereza de Calcutá. Já existe toda uma organização para captar e receber as doações. Na sexta-feira acontece o pré-preparo dos alimentos: descascar mandioca, batata, cortar legumes, fazer a pasta de alho, cortar e temperar carnes etc. Todo esse trabalho das sextas é feito por voluntários.

                         

                         

No sábado, quando se dá a preparação das refeições propriamente dita, a Cozinha conta, além da participação dos voluntários,  com o trabalho de um cozinheiro profissional, voluntário ou, às vezes, contratado. Há também as equipes de Limpeza e de Comunicação, essa última cuidando da divulgação do projeto com o objetivo de manter, ou mesmo aumentar, o volume de doações e, claro, também com o propósito de multiplicar a iniciativa em outras comunidades e cidades.

E, por fim, coroando todo o trabalho, há o gratificante momento da Distribuição,  na qual são entregues cerca de 250 refeições todos os sábados para as muitas e muitas pessoas em situação de insegurança alimentar. 

Como foi dito acima, as Brigadas Populares, o Fórum do Território do Bem de Itararé, a União da Juventude Comunista e  a RUCA têm participação fundamental em todo o processo. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário