07/09/2021

vitória, imagens -- I : igrejas

A produtora cultural Stael Magesck é uma das pessoas que se propôs a me ajudar no plantio de uma horta, que pretendo cultivar aqui no meu quintal.

E, navegando pelo seu face e seu insta, vi que ela também gosta muito das ruas, casarios, parques etc do Centro de Vitória. Como tenho arquivada  uma montanha de fotografias aqui do Centro (desde 2000/2001), programava -me para publicar algumas delas. A vibração de Stael serviu como gatilho para eu parar de adiar o projeto. Publicarei em etapas fotos das ruas, da Baía de Vitória, do Parque da |Fonte Grande, do Moscoso, do Centro em geral, e por aí afora.

Claro, aproveitando o Dia da Cidade e da Padroeira da Capital (08/09), nada mais pertinente do que postar as fotografias que tenho das igrejas e capelas do Centro, e também da Basílica de Santo Antônio, com seu charme singular, a lembrar uma mesquita.

 pretendo  


Começo pela minha vizinhança, a Igreja do Rosário, que, em tempos idos, serviu de fato á comunidade, com as portas abertas para celebrações, missas e grupos diversos - eu mesmo cometia  a ousadia de participar de um pequeno coral, em princípios do milênio, reuníamo-nos todos os sábados à tarde. noutra ocasião, mostro alguma coisa, inclusive uma vibrante e singular missa afro, que houve lá.
a bela fachada da Mitra, com sua encosta verdejante-abundante,  não poderia faltar. fica de frente para a rua  São Francisco, e sempre me lembra uma sentinela a velar pela Cidade Alta - uma sentinela do bem, não das forças da repressão, registre-se; se bem que polícias, repressões e autoridades católicas tiveram fortes enlaces ao longo da sofrida história de nosso país. Ao menos um enlace não tão descarado e vulgar como certos "sacerdotes" das igrejas evangélicas mantém com aquilo que se chama de governo em Brasília.- sem generalizar para todos os evangélicos, claro. 
acima, um registro dos fundos da Capela de Santa Luzia. fiz da sala aonde trabalho. fica próximo à Catedral. não tenho fotos de sua fachada.



quem conhece sabe que essas duas imagens não são de igreja. é o prédio da antiga Assembleia Legislativa, vizinho ao Fórum. como a sua cúpula me lembra nitidamente a de uma igreja e como, no dia, recebi esse fabuloso presente dos deuses dos  arco-íris, decidi incluir as imagens. e o fiz em dobro, não resisti. ao fundo, São Torquato, em Vila Velha, e na segunda foto um pouco do teto do Palácio  Anchieta. também fica no campo de visão de minha sala de  trabalho.


e, por fim, a Basílica de Santo Antônio, para mim a "mesquita capixaba". por uas cúpulas, janelões e arestas me lembrarem um daqueles templos árabes não me importa se em termos técnicos-arquitetônicos tenho ou não razão.  ainda mais plantada assim, como teimosa e airosa cabra em cima de um rochedo,  a insinuar um deserto nas proximidades, e o nosso imaginário logo nos remetendo a uma paisagem árabe, ou oriental.





as duas últimas fotos foram tiradas de um barco, num passeio pelo mangue de Vitória, organizado  pelo extinto COLEDUC,  coordenado pela professora Graça Lobino,  nos tempos da administração PeTista de Coser, e quando o CPV (Conselho Popular de Vitória) era presidido por seu Waldemar. 

uma das premissas do COLEDUC (Coletivo Educador Ambiental de Vitória )  era o de promover o conhecimento do território pelos que nele moram, e principalmente pelas lideranças comunitárias, pois somente se pode denunciar, cuidar e  proteger aquilo que se conhece. o passeio pelo mangue teve essa função.

quanto às fotos, repare-se que a Basílica nem parece estar no alto de uma rocha, parece ao nível do chão. sempre interessantes, essas ilusões óticas. temos sempre que nos espantar, nos admirar com o mundo. é o que nos torna poetas e filósofos. é preciso muitas vezes colocar a cientificidade, a técnica em segundo plano, para dar lugar à admiração, à poesia, á surpresa para com os entes jorrados do Ser e por ele alimentados e iluminados. danem-se  as parciais e presunçosas explicações da Técnica.

para quem ainda não se informou, uma das características da  Basílica, pelos cânones católicos, é o fato de ser um templo com alguma importância especial, seja importância religiosa - lugar de peregrinação dos devotos em razão de alguma relíquia sagrada, de um suposto milagre (Basílica de Aparecida, Basílica de Fátima), seja  arquitetônica (a aqui de Santo Antônio, a delicada e  quase hipnótica Basílica de Lourdes, em Belo Horizonte). posto abaixo umas fotos de Lourdes, para ilustrar.



Um comentário:

  1. Ainda não tive tempo de ler todas as matérias, mas o visual do blog ficou muito bom. Me fez lembrar das digramacoes do Jornal Expressão.

    ResponderExcluir