26/09/2021

Cozinha comunitária e solidária na Capixaba

O  pessoal da Capixaba não está para brincadeiras. Além da implantação da trilha "Por dentro do verde da Capixaba", está em andamento o projeto da Cozinha Comunitária da Capixaba.

Segundo Narcísio Soares, líder comunitário, a iniciativa encontra-se  na fase de escolha do local aonde a cozinha será implantada. A preferência da comunidade é por um amplo e plano terreno, localizado logo no início da Escadaria Lourival Lamego, que conduz até a parte mais alta do Morro.

Local escolhido pela comunidade da Capixaba para implantar 
a Cozinha  e o Centro comunitários

Além de um mais fácil acesso, inclusive por parte de visitantes, também será mais prático receber mercadorias em geral. Quanto aos outros locais, além de menores, estão em áreas de difícil acesso.

Esclareça-se que no imóvel funcionará também o Centro Comunitário, que poderá abrigar diversas atividades: cursos, lazer, cine clube, artes em geral. 

Inclusive, quando a  trilha "Por dentro do verde da Capixaba"   estiver consolidada, recebendo visitantes de diversos locais de Vitória, e mesmo de outras cidades, a ideia é que funcione no local um ponto de recepção, e até mesmo uma pequena lanchonete ou restaurante, o qual será naturalmente uma fonte de geração de renda para a comunidade.

As lideranças estão aguardando, apenas, a conclusão do projeto das instalações da cozinha, a ser elaborado pela SEMAS - Secretaria de Assistência Social, pois o projeto de construção já está pronto.

Há que informar, ainda, que o  projeto não é apenas de uma cozinha comunitária, para servir apenas às necessidades dos moradores da Capixaba. Mas trabalham também com a possibilidade de uma Cozinha Solidária, nos moldes daquilo que acontece na Paróquia Madre Tereza de Calcutá, no bairro Itararé. Ou seja, colocar as instalações e equipamentos da Cozinha para que sejam preparadas refeições para pessoas necessitadas, sejam de outras comunidades, da população de rua e das ocupações promovidas pelos movimentos de moradia. 

Para a implementação da Cozinha Solidária terá que haver o trabalho de arrecadação de doações, de alimentos ou dinheiro, pessoalmente ou através das redes sociais, e também será necessário  o trabalho de voluntários para preparar as refeições, cuidar da limpeza, fazer a distribuição das marmitas, entre outras atividades.

Nesse sentido será fundamental a participação de outras entidades, tais como a AMACENTRO  e outras associações de moradores vizinhas. E também seria de inestimável ajuda a participação de coletivos como as Brigadas Populares, a União da Juventude Comunista, a RUCA, coletivos que, inclusive, colaboram ativamente na Cozinha Solidaria de Itararé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário