26/09/2021

por dentro dos verdes e pedras da Capixaba

 

No dia 03 de outubro, próximo domingo, o movimento comunitário do Morro da Capixaba, em conjunto com a AMACENTRO, promoverá a 1ª  Trilha "Por dentro do Verde da Capixaba".

O ponto de encontro será na Escola Gomes Cardin, aonde acontecerá um café da manhã coletivo, cada participante levando o seu alimento para compartilhar com o grupo. E a caminhada terá início na pracinha da Capixaba.

O primeiro ponto de parada será na Pedra do Sino, conforme mostrada nas duas imagens abaixo, e será alcançado em cerca de vinte minutos, de subida de baixa dificuldade, embora íngreme.

                                      


Vista da pedra do Sino, com o Morro do  Penedo ao Centro, e os navios e  poderosos guindastes do Porto parecendo brinquedinhos

Durante o trajeto está prevista a plantação de mudas de palmeira Juçara, da qual é extraído  palmito. Registre-se que essa palmeira está ameaçada de extinção, segundo Narcísio Soares, líder comunitário da Capixaba, e que os pássaros se alimentam dos seus frutos, espalhando-os pela mata. Significa que, dentro de algum tempo, haverá uma considerável população dessa espécie no entorno do Morro da Capixaba
É, portanto, uma iniciativa extremamente importante,  de caráter ecológico, e que também terá como objetivo a geração de renda para os moradores do Morro da Capixaba, através do extrativismo sustentável do palmito contido na palmeira Juçara.
É, sem dúvida, uma iniciativa louvável, e que deveria ser replicada por outras comunidades vizinhas da Mata, inclusive na região da Grande São Pedro.


O ponto mais alto da Pedra do Sino, cerca de trinta minutos de subida, de média dificuldade, após a primeira parada.

Para se ter uma ideia da altura, reparem na vasta porção do Oceano Atlântico captada lá de cima

Um comentário: